João Victor Souza
Dez pessoas foram resgatadas com vida depois de a embarcação que estavam virar e ficarem à deriva no mar da praia de Barra de Santo Antônio, nesse domingo, 6. Duas delas apresentaram sinais de afogamento e precisaram de atendimento médico, sendo transportadas pelo Samu até o Hospital Geral do Estado, em Maceió. Os tripulantes e os passageiros de um catamarã que passou próximo da jangada virada fizeram a retirada das vítimas da água.
LEIA TAMBÉM
Segundo o socorrista Kedson Alves, do Samu, duas mulheres, de 49 e 63 anos, receberam os primeiros socorros após terem passado mal. Elas estavam com espuma na boca e no nariz, causada por terem ingerido água do mar. "Fomos acionados para uma ocorrência de afogamento com 10 vítimas [...] A informação que chegou inicialmente foi de que uma jangada havia virado na praia de Barra de Santo Antônio. No percurso, é o retorno das piscinas naturais da praia de Carro Quebrado, ia retornando um catamarã, e as pessoas que viram, pararam e fizeram o resgate. Tiraram um por um e acionaram o Samu. Ficamos aguardando na costa com a equipe pronta, preparada", afirmou.
"Apenas duas precisaram de atendimento, duas senhoras, e assim que o catamarã chegou na costa com as vítimas, iniciamos o atendimento. A equipe do serviço avançado do Aéreo fez a avaliação dessas duas vítimas, e começamos a fazer a retirada. Começou a estabilização dentro das viaturas. Uma precisou ser levada pelo Aéreo para o HGE, em Maceió, e a outra foi em ambulância do Samu também para o hospital", continuou.
As ambulâncias do Samu da Barra de Santo Antônio e de São Luís do Quitunde, assim como a aeronave Falcão 05, foram enviadas para o resgate. A Polícia Militar também deu apoio na ocorrência.
O HGE divulgou, por volta das 9h de hoje, o estado de saúde das vítimas. "O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, informa que duas mulheres foram admitidas neste domingo (6) após sofrerem afogamento na Barra de Santo Antônio, no litoral norte alagoano, são elas: I. M. A. S., de 63 anos, e L. S., de 49. Ambas estão sendo assistidas pela equipe multidisciplinar da Área Vermelha o quadro de saúde delas é estável", mostra o boletim.
Veja a nota do Samu:
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado ontem, (6) às 15h38 para atender vítimas de afogamento, ocorrida na Rua da Pousada Girituba, município de Barra de Santo Antônio.
Solicitante informa que viu cerca de dez pessoas com sinais de afogamento leve, devido uma jangada que virou.
O Samu atendeu duas vítimas: as duas do sexo feminino, uma com 49 e outra com 63 anos. Apresentaram sinais de afogamento (espuma na boca e no nariz, evidencia de aspiração de líguido).
Para a ocorrência o Samu encaminhou três equipes: uma Unidade de Suporte Básico (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel), além do Serviço Aeromédido), que enviaram as vítimas para o Hospital Geral do Estado (HGE).
O Samu teve o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
LEIA MAIS