Vídeo detalha zonas em mapa de danos do Pinheiro, Mutange e Bebedouro; assista

Publicado em 07/06/2019, às 16h04
Divulgação -

Redação TNH1

A Prefeitura de Maceió divulgou um vídeo na tarde desta sexta-feira (07) para detalhar as zonas presentes no novo mapa de danos nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, publicado na manhã de hoje. 

LEIA TAMBÉM

Veja:

A narração do vídeo explica os detalhes do das zonas. "O mapa foi dividido em quatro setores. O primeiro refere-se ao bairro do Pinheiro e está identificado pela cor verde. A zona mais clara abrange o antigo mapa de feições da CPRM, com as áreas vermelha, laranja e amarela. Neste local, há graves rachaduras em ruas e edificações. A Defesa Civil recomenda a retirada de moradores, o monitoramento das erosões e dos danos, e o estado de alerta.

O verde mais escuro é a região no entorno do mapa de feições. Também é considerada uma área crítica com possibilidade de aumento de erosão. Há riscos de danos em edificações, vias públicas, redes elétricas, e sistemas de esgoto, água e gás. Para esta área, a Defesa Civil recomenda o monitoramento podendo haver a retirada dos moradores de edificações ou de áreas inteiras.

O bairro do Mutange está na área de cor rosa do mapa. Essa região mais clara envolve as áreas das encostas do Mutange e do Jardim Alagoas. É considerada uma das regiões mais críticas, segundo os estudos da CPRM realizados desde 2012 e, por isso, a Defesa Civil recomenda a retirada de moradores, demolição das casas, e monitoramento constante.

A área rosa mais escura compreende as regiões conhecidas como Gruta do Padre, no Mutange, e Cardoso, em Bebedouro. Nos locais, técnicos identificaram rachaduras em edificações. A recomendação é de monitoramento, alerta e retirada de moradores. 

Na cor azul, o mapa traz a zona de alagamento no Mutange. A cor mais clara representa as áreas alagadas e a recomendação é de retirada de moradores e monitoramento constante. Já a parte mais escura aponta regiões que podem sofrer alagamentos. A orientação é monitorar, com possibilidade de retirada de moradores.

Os círculos compreendem a área alagada do Mutange e representam as minas de exploração de sal-gema. Eles se estendem à Lagoa Mundaú, com pontos no Mutange e também no Pinheiro. Nessas regiões há possibilidade de afundamentos em formato circular, conhecidos como dolinas, causados pelo rompimento das minas de extração de sal."

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara