Redação TNH1
A Prefeitura de Maceió divulgou um vídeo na tarde desta sexta-feira (07) para detalhar as zonas presentes no novo mapa de danos nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, publicado na manhã de hoje.
LEIA TAMBÉM
Veja:
A narração do vídeo explica os detalhes do das zonas. "O mapa foi dividido em quatro setores. O primeiro refere-se ao bairro do Pinheiro e está identificado pela cor verde. A zona mais clara abrange o antigo mapa de feições da CPRM, com as áreas vermelha, laranja e amarela. Neste local, há graves rachaduras em ruas e edificações. A Defesa Civil recomenda a retirada de moradores, o monitoramento das erosões e dos danos, e o estado de alerta.
O verde mais escuro é a região no entorno do mapa de feições. Também é considerada uma área crítica com possibilidade de aumento de erosão. Há riscos de danos em edificações, vias públicas, redes elétricas, e sistemas de esgoto, água e gás. Para esta área, a Defesa Civil recomenda o monitoramento podendo haver a retirada dos moradores de edificações ou de áreas inteiras.
O bairro do Mutange está na área de cor rosa do mapa. Essa região mais clara envolve as áreas das encostas do Mutange e do Jardim Alagoas. É considerada uma das regiões mais críticas, segundo os estudos da CPRM realizados desde 2012 e, por isso, a Defesa Civil recomenda a retirada de moradores, demolição das casas, e monitoramento constante.
A área rosa mais escura compreende as regiões conhecidas como Gruta do Padre, no Mutange, e Cardoso, em Bebedouro. Nos locais, técnicos identificaram rachaduras em edificações. A recomendação é de monitoramento, alerta e retirada de moradores.
Na cor azul, o mapa traz a zona de alagamento no Mutange. A cor mais clara representa as áreas alagadas e a recomendação é de retirada de moradores e monitoramento constante. Já a parte mais escura aponta regiões que podem sofrer alagamentos. A orientação é monitorar, com possibilidade de retirada de moradores.
Os círculos compreendem a área alagada do Mutange e representam as minas de exploração de sal-gema. Eles se estendem à Lagoa Mundaú, com pontos no Mutange e também no Pinheiro. Nessas regiões há possibilidade de afundamentos em formato circular, conhecidos como dolinas, causados pelo rompimento das minas de extração de sal."
LEIA MAIS