Vídeo: ciência aposta em nanorrobôs para levar espermatozoides ao alvo

Publicado em 16/01/2016, às 20h27

Redação

A equipe do professor Oliver Schmidt, de Dresden, na Alemanha, está desenvolvendo um método que pode ser um dos mais eficazes tratamentos contra a infertilidade masculina.

LEIA TAMBÉM

A técnica envolve usar nanorrobôs em forma de espiral chamados de Spermbots que "se acoplam" em espermatozoides e levam eles ao destino correto na fecundação — ou seja, o óvulo. Acontece que um dos casos mais comuns de infertilidade é justamente a baixa mobilidade dos espermatozoides e a equipe alega que essa "ajudinha" não seria prejudicial para a formação de um feto saudável.

A pequena espiral metálica é controlada por um campo magnético rotativo e sai sozinha do espermatozoide no momento da fecundação bem sucedida. A ideia é que o procedimento seja mais barato e tenha uma taxa de sucesso maior que a inseminação artificial.

Por enquanto, a pesquisa só foi publicada em forma de artigo no periódico Nano Letters. Ao menos no laboratório e ainda sem utilizar corpos humanos (e sim um ambiente controlado em uma placa de Petri), os testes foram um sucesso. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Entenda em 9 pontos a mudança anunciada para Facebook, Instagram e Threads Zuckerberg anuncia fim de checagem de fatos no Facebook e Instagram Nova regra da Meta permite ligar público LGBTQIA+ a doenças mentais Mais de 800 kits da parabólica digital estão disponíveis gratuitamente para Pilar e Marechal Deodoro