Vídeo: carroceiros protestam contra apreensão de animais e bloqueiam trânsito no Centro de Maceió

Publicado em 31/07/2023, às 10h43
Reprodução -

João Victor Souza

Um grupo de carroceiros realizou um ato na manhã desta segunda-feira, 31, no Centro de Maceió, para protestar contra a apreensão de animais sob a suspeita de maus-tratos. Eles fecharam o cruzamento entre a Rua do Sol e a Avenida Moreira e Silva, próximo à Praça dos Martírios, e deixaram o trânsito bloqueado por volta das 11h. A Polícia Militar está no local e tenta negociar a liberação das vias. 

LEIA TAMBÉM

Imagens enviadas para a redação do TNH1 mostram o momento em que os carroceiros ainda se organizavam, com carroças paradas na faixa azul da Rua Melo Morais, em frente ao ponto de ônibus da praça. No final da manhã, o grupo se dirigiu ao cruzamento das ruas, para fechar a passagem de veículos e chamar a atenção da população. Assista: 

"Eles falam que estão roubando os animais deles, que os animais estão sendo apreendidos e que não estão sendo devolvidos. Também falam que não há maus-tratos, que eles cuidam dos animais. E eles fazem parte do trabalho deles", disse uma trabalhadora que passou pelo local no momento do protesto.

A reportagem entrou em contato com a Delegacia dos Crimes Ambientais e foi informado de que houve apenas uma apreensão de animal com carroceiro por maus-tratos, em Alagoas. As outras apreensões que estão sendo reivindicadas pelos manifestantes não foram comunicadas à unidade de Polícia Civil responsável pela investigação do tipo de crime.

Uma das lideranças do ato informou que os carroceiros buscam uma reunião com representantes da Prefeitura de Maceió, já que parte dos cavalos estaria sendo levada para o Centro de Zoonoses.

Não há previsão para o término da manifestação e os condutores que trafegam pelo Centro precisam desviar o percurso para fugir do congestionamento.

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o TNH1 recebeu uma nota, que diz que a apreensão dos animais foi feita pela Cavalaria da Polícia Militar. Confira a nota, na íntegra: 

"A apreensão dos animais foi feita pela Cavalaria da Polícia Militar, que encaminhou para a Unidade de Vigilância em Zoonoses para atendimento clínico. A UVZ não mantém apreendidos animais que tenham donos, apenas em casos que estejam soltos em via pública e sem identificação do tutor. Caso o animal tenha dono, tem até 10 dias para fazer a retirada do animal no local."

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento Confira a programação desta sexta-feira (10) do Festival Verão Massayó Morre italiano que assassinou marido de advogada em frente ao Fórum de Maceió Verão Massayó 2025: Confira a ordem dos shows no primeiro dia de festival