Vídeo: Biota flagra primeira desova de tartaruga-marinha nesta temporada, na praia de Jatiúca

Publicado em 24/08/2023, às 07h42
Reprodução -

TNH1

O Instituto Biota de Conservação registrou, na noite dessa quarta-feira (23), o primeiro flagrante de desova de tartaruga-marinha desta temporada em Alagoas. O animal foi visto na faixa de areia da Praia de Jatiúca, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

O vídeo gravado pelo Biota mostra a tartaruga retornando para o mar após ter deixado os ovos na areia. "A fêmea recebeu anilhas de identificação individual. É mais uma mamãe-tartaruga com RG Alagoano", destacou o instituto.

Veja abaixo:

As atividades reprodutivas das tartarugas marinhas são registradas pelo Biota desde setembro de 2011, após relatos de pescadores na praia do Mirante da Sereia. Desde então, foram  2851 ocorrências até julho de 2023, sendo a maioria da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata).

Número de Registros por temporada - A distribuição dos registros ao longo das temporadas se deu da seguinte forma:

Local e período das ocorrências - A temporada reprodutiva se dá entre os meses de setembro e março, com um pico de registros nos meses de janeiro e fevereiro. A maioria dos registros (cerca de 40%) são no município de Maceió, especialmente na praia do Mirante da Sereia, onde estão concentradas cerca de 64% das desovas da capital.

Devido à alta densidade de desovas nessa praia, até já foi proposta a criação de uma unidade de conservação para proteger essa área tão singular (a ARIE das Tartarugas).

Além de Maceió, os municípios de Coruripe, Roteiro (Praia do Gunga) e Marechal Deodoro, também apresentam um número significativo de desovas em suas praias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Expansão da própolis vermelha: 600 mudas de planta serão distribuídas em AL Macaco-prego-galego: saiba como está o animal que foi resgatado em AL Fiscalização flagra área desmatada equivalente a mais de 200 campos de futebol no interior de Alagoas FPI do São Francisco: 167 animais silvestres são soltos no coração da Caatinga