Vídeo: baleia dá saltos no mar da Praia do Francês e encanta público na faixa de areia

Publicado em 30/08/2024, às 11h45
Reprodução/Video -

João Victor Souza

Luz, câmera e ação. Tudo poderia ter sido planejado, com dia e hora previamente agendados, mas a natureza tem a sua beleza também por ser surpreendente. E quem estava no local e horário certos, pôde se encantar com saltos de uma baleia-jubarte que "bailou" em alto-mar na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, nessa quinta-feira (29).

LEIA TAMBÉM

Um grupo com banhistas nativos, turistas, funcionários de estabelecimentos e surfistas, flagrou a presença do animal no mar. Em vídeo registrado por uma das pessoas, é possível ver o momento em que a baleia se aproxima da costa alagoana e dá saltos. Veja o vídeo a seguir:

O animal seria adulto e estaria no período reprodutivo (de julho a novembro), quando as baleias costumam aparecer com mais frequência no Litoral para darem à luz e amamentarem os filhotes.

Expedição em Alagoas

O diretor-presidente do Instituto Biota de Conservação, Bruno Stephanis, destacou ao TNH1 que a equipe do Projeto Baleia Jubarte visitou Alagoas nesta semana e que novas aparições dos mamíferos puderam ser apreciadas no estado.

"Eles estavam fazendo expedição, ficaram três dias e o Biota acompanhou. Nós conseguimos ir em um dia e avistamos sete baleias na costa alagoana, em Maceió. O pessoal do projeto vai voltar no próximo mês", disse.  

Veja imagens:

(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)
(Cortesia ao TNH1)

O Projeto Baleia Jubarte esteve em Alagoas para observar o comportamento das baleias neste período, assim como fazer um "censo" dos mamíferos. Além do estado, o grupo vai visitar outros locais do Nordeste e deve retornar para Maceió em setembro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Expansão da própolis vermelha: 600 mudas de planta serão distribuídas em AL Macaco-prego-galego: saiba como está o animal que foi resgatado em AL Fiscalização flagra área desmatada equivalente a mais de 200 campos de futebol no interior de Alagoas FPI do São Francisco: 167 animais silvestres são soltos no coração da Caatinga