Vida mais ativa: Sesc Alagoas promove aulas de caratê para idosos

Publicado em 12/08/2022, às 21h21
Assessoria -

Assessoria

Aulas de caratê para pessoas idosas. Essa é a mais recente iniciativa do Trabalho Social com Grupos (TSG) do Sesc Alagoas. Com o objetivo de proporcionar uma vida mais ativa e saudável para seus participantes, a atividade foi muito bem recebida pelo público e já conta com 24 inscritos. As aulas começaram esta semana e serão realizadas sempre às terças e quintas, das 15h às 16h, na Unidade Sesc Poço.  

LEIA TAMBÉM

Uma das participantes é a aposentada Geralda Nunes, que nutre uma paixão antiga pela arte marcial. “Quando saí do sertão de Pernambuco para morar numa pensão com meu irmão, em Maceió, o filho da dona da pensão fazia caraté. Eu sempre dizia pra ele como queria aprender, mas não tinha como”, contou.  

Na época, aos 18 anos, com o tempo dividido em estudo e trabalho e poucos recursos financeiros, ela não podia investir nas desejadas aulas. Agora, aos 66, aproveita a oportunidade. “Estou gostando demais, estou apaixonada. Finalmente poder viver isso... Cometo vários erros, mas e daí? É para errar mesmo, né? E estou muito feliz. Na primeira aula que tive eu pensei ‘Deus do céu, cheguei aonde eu queria’”.  

Professor de caratê há 15 anos, o responsável pelos ensinamentos é Alisson Lima, que está empolgado com o novo projeto. “Aqui vamos trabalhar equilíbrio, flexibilidade, fortalecimento de algumas partes do corpo e autoestima. Num primeiro momento as aulas serão mais focadas em trazer benefícios para a saúde deles”, explicou.  

Os benefícios do caratê são muitos. A prática regular ajuda a promover o bem-estar, melhorar a postura e fortalecer a musculatura. Especialmente para a pessoa idosa, esse fortalecimento da musculatura é fundamental na melhora da qualidade de vida, porque diminui os riscos de queda, proporcionando mais autonomia para o indivíduo, além de ajudar a prevenir a osteoporose.  

Desenvolvido em unidades do Sesc de todo o país, o TSG promove a troca de experiências e conhecimentos entre seus integrantes, por meio de um processo socioeducativo. No Sesc Alagoas, o projeto é realizado com pessoas idosas, que atualmente compõe um grupo de aproximadamente 800 inscritos. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)