Assessoria Braskem
A Braskem promoveu mais um Plastitroque em Alagoas. A 6ª edição do evento no Estado, que incentiva a educação ambiental, a coleta seletiva e apoia a economia circular, arrecadou 8.200 kg de resíduos plásticos – um recorde nacional. A ação aconteceu de 7 a 11 de novembro, na Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade, no bairro Vergel do Lago, em Maceió. As crianças e adolescentes atendidas pelo Instituto Mandaver também participaram da ação.
Ao realizar a separação dos resíduos, as crianças e a comunidade apoiam a economia circular e a geração de renda de milhares de pessoas que trabalham com reciclagem. A última etapa do Plastitroque é doar todo o material arrecadado à Cooperativa de Recicladores de Alagoas (Cooprel) — Antares. “Os resíduos que recebemos aqui significam um incremento de aproximadamente R$ 15 mil adicionais para a cooperativa. Precisaríamos de quatro ou cinco meses para conseguir arrecadar este volume”, diz Maria José dos Santos, presidente da Cooprel.
O Plastitroque incentiva o desenvolvimento de temas como consciência ecológica, reciclagem, meio ambiente e economia circular através das escolas. O projeto funciona como uma grande aula prática de impacto real. Os estudantes coletam plásticos e trocam por uma moeda social — o plasticoin. Com a moeda em mãos, eles vão às compras e escolhem seus kits. Nesta edição foram distribuídos 100 squeezes, mais de 620 kits de higiene pessoal e 1.300 kits de alimentação — este último equivale a 5,5 toneladas de alimentos.
“Os alunos da Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade e do Instituto Mandaver estão craques em reciclagem. Eles bateram o recorde nacional na última edição com a arrecadação de 5 toneladas de resíduos plásticos e agora repetem o desempenho com mais de 8 toneladas de resíduos coletados. É incrível a mobilização, participação e interesse deles. O nosso maior objetivo é mostrar que esses resíduos podem e devem ter uma destinação correta”, afirma Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas e voluntária na ação.
O diretor da Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade, Sivaldo Lima de Melo, contou que os alunos adoram o Plastitroque e que estão engajados na causa da reciclagem. “No primeiro dia da ação, eles chegaram com uma montanha de plásticos. A reciclagem e a economia circular são temas de imensa carga pedagógica, por isso, aproveitamos a ação para inserir aulas de reciclagem e meio ambiente nos estudos de ciência e biologia”, diz ele.
“A importância do Plastitroque está em trabalhar a educação ambiental, principalmente numa comunidade periférica como o Vergel do Lago, que está às margens da Lagoa Mundaú e que enfrenta o problema do resíduo impactando as questões ambientais do bairro”, destacou Lisandra Pereira, presidente do Instituto Mandaver. “Conscientizar as crianças sobre a coleta seletiva e, a partir delas, alcançar os pais e todo contexto familiar significa trabalhar em prol da comunidade e assim todos são beneficiados”, completa.
Plastitroque em números - Em três edições realizadas em 2022, o Plastitroque da Braskem em Alagoas arrecadou mais de 15 toneladas em resíduos plásticos, que beneficiaram as cooperativas Cooplum, Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes, Copvila e COOPMAR.
LEIA MAIS