Verão começa nesta quarta-feira (21) e temperaturas podem se aproximar dos 40° em Alagoas

Publicado em 21/12/2022, às 10h27
Foto: Arquivo TNH1 -

Theo Chaves

É oficial! O verão começa às 18h48 min (horário de Brasília) desta quarta-feira (21) no Brasil. A estação, aguardada por muitos brasileiros, é marcada pelas altas temperaturas e por mudanças rápidas nas condições climáticas. Mas o que devemos esperar da estação mais quente do ano em Alagoas?

LEIA TAMBÉM

Em entrevista ao TNH1, o meteorologista Vinícius Pinho, coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), alertou para temperaturas próximas de 40°C em algumas regiões do estado.

"O verão é caracterizado por temperaturas elevadas, e este não deve ser diferente. Na região litorânea de Alagoas, podemos esperar máximas de até 32 graus. Já na região do Sertão, a temperatura deve ficar próxima dos 40 graus. Não é um período de chuvas, portanto não devemos ter registros de atípicos do que se espera do verão", explicou o meteorologista.

Pinho ainda destacou a importância da estação para a população sertaneja. "O verão é de extrema importância para quem mora na região do Sertão e Agreste de Alagoas, pois é quando registramos o período que chamamos de "trovoadas". A estação está fora do período chuvoso e da recarga hídrica de Alagoas, mas é uma época muito importante para a população do Agreste e Sertão, devido à ocorrência de trovoadas, que ajudam a encher barreiras e cisternas.", acrescentou.

O meteorologista também ressaltou que o verão é a época de maior incidência de radiação solar, por isso é indicado evitar a exposição ao sol nos horários de pico e o uso de protetor solar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Expansão da própolis vermelha: 600 mudas de planta serão distribuídas em AL Macaco-prego-galego: saiba como está o animal que foi resgatado em AL Fiscalização flagra área desmatada equivalente a mais de 200 campos de futebol no interior de Alagoas FPI do São Francisco: 167 animais silvestres são soltos no coração da Caatinga