Redação
Ventos moderados com velocidade até 35 km por hora devem ser percebidos na madrugada de hoje (11) para terça e de amanhã para quarta, em Maceió e região. O fenômeno comum para o início de setembro começou na noite passada e se trata de uma incidência maior de ventos leste e nordeste, coincidindo com os últimos dias de inverno.
LEIA TAMBÉM
A explicação é do meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ele esclarece que Alagoas ainda não está sob o efeito dos ventos nordeste, comum apenas a partir de novembro.
Por isso, não deve ser motivo de preocupação a queda de árvores, já que não se trata de ventos fortes. Maceió já registrou rajadas de até 80 km/h durante o inverno. “Eles devem permanecer nos próximos dias, sempre durante a madrugada e início do dia. A explicação é uma variação na pressão atmosférica próximo da costa”, afirma.
Também é esperada para o início da semana, uma elevação da umidade acompanhada de chuva fina. “Até quarta, a previsão é de um pouquinho de chuva, intercalando com o tempo mais seco”, explica.
Inverno
Até o dia 23 de setembro, o Brasil ainda está no inverno, mas o período chuvoso, pelo menos em Alagoas, já terminou, segundo o meteorologista.
As chuvas que ainda parecem incomodar quem anda com saudades da praia são comuns por conta da transição de estação. Até o fim do mês, a temperatura deve aumentar e o tempo ficar mais seco.
LEIA MAIS