Vento Nordeste: bombeiros e meteorologistas alertam para ventos fortes no litoral de Alagoas

Publicado em 25/10/2022, às 17h22
Reprodução -

Ana Oliveira*

Ventos fortes vêm atingindo Maceió e o litoral de Alagoas nos últimos dias. O chamado “Vento Nordeste” é um fenômeno comum na região, e ocorre em todo litoral nordestino nesta época do ano, nos meses de outubro, novembro e dezembro. Meteorologistas explicam o fenômeno e bombeiros alertam para os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes provocados pela força do vento.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista ao TNH1,o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Henrique Mendonça, explica a recente ventania e dá mais detalhes sobre o assunto.

 "O Vento do Nordeste são ventos de intensidade moderada a forte, ajudam a deixar o tempo seco, e com muito calor, acentuando o que já é comum nessa época. Os fortes ventos também podem em algum momento interferir na maré, mas até agora a Marinha não registrou nenhuma alteração. A tendência é que o fenômeno continue até a primeira quinzena de dezembro', diz o meteorologista. 

Já Emanuel Teixeira, também meteorologista, falou sobre o fenômeno meteorológico em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Pajuçara : “Os ventos que vêm ocorrendo, são conhecidos como vento nordeste, muito comum nessa época do ano, normalmente a frequência desses eventos é finalzinho de outubro e durante o mês de novembro, não são todos os dias mas a maior frequência desses ventos é entre esses dois meses", Explicou Teixeira, ao alertar para possíveis transtornos que podem ser causados pela força dos ventos.

Alerta - Os ventos fortes assustam a população e podem provocar acidentes e o Corpo de Bombeiros (CB) mostra como se proteger nesses casos. “É preciso ficar atento e tomar cuidado com materiais que estejam danificados pelo vento e de alguma forma tragam riscos à população como letreiros de propaganda, janelas que estejam vibrando por conta da ventania, árvores que podem ter alguns galhos quebrados e que possam cair conta dos ventos fortes”, diz o cabo Cordeiro. “ A orientação, nestes casos, é ligar para os Bombeiros, principalmente se houver risco iminente de acidentes, e se afastar o máximo destes materiais. Se possível, isolar o local e abrir a ocorrência no 193”, concluiu o militar.

*Estagiária sob a orientação da editoria

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)