Vendas no varejo crescem 8,4% em Alagoas no mês de agosto

Publicado em 08/10/2020, às 14h25
Itawi Albuquerque / TNH1 -

Ascom IBGE

O volume de vendas no comércio varejista em Alagoas cresceu 8,4% em agosto, na comparação com o mês anterior, a quarta alta mensal seguida, após quedas influenciadas pela pandemia em março e abril. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA TAMBÉM

Na comparação com agosto de 2019, o comércio cresceu 5%, o primeiro resultado positivo desde fevereiro. No acumulado do ano, o setor registrou queda de 7,2%, enquanto nos últimos 12 meses, acumula redução de 5%.

No Brasil, o volume de vendas do varejo cresceu 3,4% em agosto. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o comércio cresceu 6,1%, terceiro resultado positivo consecutivo. Nos últimos 12 meses, o setor acumula crescimento de 0,5%, após três meses de estabilidade. No acumulado do ano, registrou menor ritmo de queda (-0,9%).

“O varejo em abril teve o pior momento, com o indicador se situando 18,7% abaixo do nível de fevereiro, período pré-pandemia. Esses números foram sendo rebatidos nos meses seguintes, até que em agosto o setor ficou 8,9% acima de fevereiro”, explicou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, analisando os resultados para o Brasil.

Vendas no comércio varejista ampliado crescem 7,6% em Alagoas

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou um crescimento de 7,6% em Alagoas no mês de agosto. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 7,8%.

No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado sofreu redução (-5,6%) e, nos últimos 12 meses, a queda observada é menor (-2,8%).

Vendas do varejo crescem nas 25 das 27 unidades da federação

O volume de vendas do varejo foi positivo em 25 das 27 unidades da federação, com destaque para Acre (15,6%), Rondônia (12,8%) e Amapá (12,1%). Pressionando negativamente estão Tocantins (-2,4%) e Rio Grande do Sul (-0,2%). No comércio varejista ampliado, também houve predomínio de resultados positivos registrado em 26 das 27 unidades da federação, com destaque para Piauí (20,2%), Acre (12,6%) e Sergipe (9,6%). O destaque negativo ficou para Roraima (-1,4%).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês