Vendas de Natal caíram 3% ante 2015, diz associação nacional de lojistas de shoppings

Publicado em 26/12/2016, às 13h04

Redação

As vendas em lojas de shopping caíram 3% no Natal de 2016 na comparação com igual período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O desempenho foi apurado por meio de pesquisa feita com 150 empresas de varejo associadas à entidade.

A Alshop considera que as famílias gastaram menos neste Natal em meio a uma restrição no acesso ao crédito, taxas de juros elevadas e desemprego.

Segundo constatou a entidade com base em dados do SPC Brasil, o gasto médio dos brasileiros com presentes de Natal caiu cerca de 5% este ano ante 2015.

De acordo com o estudo, os segmentos que se destacaram em vendas mesmo diante do cenário mais fraco foram: perfumaria e cosméticos, moda, calçados, brinquedos e bijuterias e acessórios.

Resultado anual

De acordo com projeções da Alshop, as vendas em lojas de shopping no ano de 2016 acumulam R$ 140,5 bilhões. O resultado este ano é 3,2% menor em termos nominais do que o de 2015, de acordo com o estudo.

A Alshop apresentou números da evolução histórica das vendas em shoppings desde 2004 e, segundo os dados da entidade, o ano de 2016 é o primeiro desde então em que o setor registrou queda de vendas em termos nominais.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Maceió está entre as capitais com o aluguel mais caro do Brasil Pix continua gratuito e sem mudanças nas regras, diz Febraban após fake news ​Secretaria da Fazenda paga mais de R$ 890 mil em prêmios da Nota Fiscal Cidadã Teto do INSS sobe para R$ 8.157,40 em 2025