Velocidade de afundamento da mina 18 diminui, mas Defesa Civil mantém alerta

Publicado em 05/12/2023, às 18h19
TV Pajuçara/Reprodução -

TNH1

O ritmo do afundamento da mina 18, no Mutange, em Maceió, diminuiu em relação à última atualização da Defesa Civil de Maceió. Em nova nota, divulgada às 17h, o órgão informou que a velocidade vertical é de 0,22 cm por hora. O acumulado do deslocamento vertical acumulado da mina n° 18 é de 1,87m.

LEIA TAMBÉM

Mais cedo, a Defesa Civil havia informado que, até 12h desta terça-feira (05), a velocidade era de 0,27 cm por hora. No mesmo informativo, eles divulgaram a mudança no nível operacional, que deixou de ser “alerta máximo” para “alerta”. No entanto, mantém-se a recomendação de que a população não transite na área desocupada, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.

Nas redes sociais, o prefeito de Maceió explicou o que implica a mudança. "Na prática, isso significa que saímos de um risco iminente de colapso para um estágio de menor gravidade, mas que ainda requer atenção. O monitoramento continua sem parar", escreveu JHC em uma rede social. 

A velocidade do afundamento do solo segue em queda desde a última semana. Na sexta (1º), era de 2,6 centímetros por hora; no domingo (03), caiu para 0,7; e, agora, está em 0,22. No acumulado, em 24h, há um movimento de 5,5 cm.
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Fim de ano: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió