VivaBem/UOL
Não é tão prático de descascar, mas depois de fazer essa etapa, você terá à disposição um alimento saboroso, prático de incluir no cardápio e nutritivo. Fonte de proteínas, vitaminas A, E, D e do complexo B, o ovo de codorna tem ferro, fósforo, zinco e selênio e ainda contém gorduras saudáveis, incluindo ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.
LEIA TAMBÉM
Pode ser consumido da mesma forma que o ovo de galinha e combina com todas as refeições. A ingestão regular de ovos de codorna ajuda a cuidar da saúde, como você confere nesses três exemplos extraídos de reportagem de VivaBem sobre o assunto:
Promove a saúde cardiovascular
Os ovos de codorna contêm ácidos graxos ômega-3, conhecidos por seus benefícios para a saúde cardiovascular. Esses ácidos graxos reduzem a inflamação, diminuem os níveis de triglicerídeos e melhoram a função arterial. Possuem antioxidantes como as vitaminas A, E e selênio, ajudando a combater o estresse oxidativo e a inflamação, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Proteínas de alta qualidade são essenciais para a manutenção dos tecidos e a saúde em geral, incluindo a saúde cardiovascular. E minerais como magnésio e potássio são importantes para a regulação da pressão arterial e a saúde do coração.
Faz bem para o cérebro
saúde cerebral e cognitiva, devido ao seu teor de colina — composto importante para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro, além de melhorar a memória e a cognição. Também contém vitaminas do complexo B, que são importantes para a função cerebral e a produção de energia.
Contribui com o desenvolvimento infantil
Os ovos de codorna contribuem para o crescimento e o desenvolvimento infantil ao fornecerem proteínas de alta qualidade, vitaminas (A e complexo B), minerais essenciais (como ferro, fósforo e zinco), ácidos graxos e antioxidantes. Esses nutrientes são importantes para o desenvolvimento muscular, ósseo e cerebral, além de fortalecerem o sistema imunológico e e promoverem energia.
Como usufruir
Os ovos de codorna podem ser consumidos de várias formas: cozidos, fritos, em omeletes, saladas, sopas, petiscos e pratos principais. A maioria das pessoas pode comer de 3 a 5 unidades por dia, desde que não possuam condições de saúde específicas, como colesterol alto. A orientação, nesses casos, é consultar um profissional de saúde para recomendações personalizadas.
Quem tem alergia a ovos de galinha também pode ser alérgico a ovos de codorna e deve evitar a ingestão.
LEIA MAIS