Redação
Em jogo que valeu um lugar na Série C da próxima temporada, CSA e Ituano-SP se enfrentaram na tarde deste domingo, 04, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O confronto, que teve início às 16h, terminou com o placar de 1 x 0 para o time marujo, gol do artilheiro Cleyton. Como o Azulão conquistou a vitória por 2 x 1 no duelo de ida, a equipe alagoana subiu de divisão e será um dos 20 clubes da Série C em 2017. A Rádio Pajuçara FM 103,7 Maceió e o portal TNH1 transmitiram a partida.
LEIA TAMBÉM
Assista ao gol de Cleyton:
O jogo
O duelo começou debaixo de chuva no Estádio Rei Pelé. O CSA mostrou inteligência e tranquilidade nos primeiros instantes e estava perto de encontrar o primeiro gol. Aos 5", Rayro levantou a bola na área, o goleiro Fábio se atrapalhou, e por pouco, Jônatas Obina não empurrou a redonda para dentro das redes paulistas. Aos 10 minutos, a chuva deu uma trégua e as equipes buscavam atacar com velocidade para surpreender os defensores.
O Ituano-SP cresceu em um segundo momento do tempo inicial e vinha tentando incomodar a zaga azulina. Aos 15 minutos, o volante Simião não conseguiu segurar a corrida e deu uma trombada no técnico Oliveira Canindé na linha lateral. Os integrantes do banco de reservas do CSA não gostaram e iniciaram um pequeno tumulto no lado do campo. O jogador foi punido pelo árbitro Péricles Bassols com o cartão amarelo. Três minutos depois, Marcão experimentou de longe e Jeferson defendeu.
O Azulão entrou em campo com vantagem no placar agregado (Crédito: Pei Fon / Portal TNH1)
Sempre colocando agilidade em suas investidas, o Azulão chegou com perigo aos 19 minutos. O lateral-direito Denílson avançou e arrematou forte, mas Fábio conseguiu espalmar e salvar o Galo Carijó. Aos 21", Bismarck cobrou tiro livre para a área e Douglas Marques desviou de cabeça para a linha de fundo. O rubro-negro tinha mais posse de bola quando o relógio marcou 25 minutos, mas o arqueiro azulino ainda não tinha trabalhado com mais intensidade neste duelo.
O artilheiro Cleyton, até o momento pouco acionado, resolveu mudar a história da partida aos 32 minutos. Após uma tabela com Washington, Obina avançou pela esquerda de ataque e cruzou rasteiro para o camisa 7, que de "chapa", mandou a bola para o fundo da meta do Ituano-SP e levantou a massa azulina no Estádio Rei Pelé. Com o placar parcial de 1 x 0, o Azulão estava ficando mais perto do acesso para a terceira divisão nacional na temporada de 2017.
O artilheiro Cleyton abriu o placar para o Azulão (Crédito: Pei Fon / Portal TNH1)
O Galo de Itu teve uma oportunidade de deixar tudo igual aos 39 minutos, mas o volante Guly, que cobrou falta na meia-lua da grande área, finalizou por cima do gol de Jeferson. Aos 44", Simião escapou pelo setor esquerdo e levantou a bola para Marcão, que se antecipou aos marcadores, e cabeceou para fora das quatro linhas. O centroavante, inclusive, era o mais procurado pelos jogadores do time paulista. Após três minutos de acréscimos, o árbitro encerrou a primeira parte de futebol.
Segundo tempo
Modificados, os times retornaram para a segunda etapa para os últimos 45 minutos do confronto. Aos 4", Bismarck encontrou Obina em boas condições de marcar o segundo, mas Fábio saiu bem do gol e dividiu com o atacante azulino. O rubro-negro voltou com um maior preenchimento de atletas no setor de ataque, e aos 8 minutos, o meia-atacante Morato tentou surpreender o goleiro Jeferson em uma cobrança de falta, mas o camisa 1 do time marujo colocou a bola para escanteio.
A equipe paulista vinha melhorando o seu desempenho na tarde deste domingo, enquanto o CSA começou a errar alguns passes na defesa. Aos 18", o volante Guly arriscou com força do "meio da rua" e Jeferson mandou a redonda para tiro de canto. Em seguida, foi a vez de Cleyton experimentar de fora da área e Fábio, com muito esforço, espalmou para escanteio. Para dar mais velocidade nas jogadas, o técnico Oliveira Canindé tirou Bismarck de campo e escalou Katê.
Confira as imagens:
O time marujo voltou a tomar as ações do duelo e esteve perto de ampliar o marcador na metade do tempo final. Aos 25", Obina avançou sozinho pela esquerda, e mesmo sem ângulo, conseguiu arrematar para a boa defesa de Fábio. Três minutos depois, Cleyton tabelou com Katê e chutou rasteiro para o arqueiro da equipe paulista aparecer mais uma vez. Nas arquibancadas do Estádio Rei Pelé, a torcida do CSA já começava a comemorar o acesso e entoava os cantos já conhecidos pelo torcedor.
O Ituano-SP tentou pressionar na reta final da partida. O zagueiro Naylor quase igualou o placar aos 35 minutos. Após cobrança de falta do goleiro Fábio, o jogador subiu de costas para o gol e desviou à esquerda da meta da equipe do Mutange. Aos 48", o zagueiro novamente subiu para cabecear, mas Jeferson espalmou para longe. Após cinco minutos de descontos, o árbitro finalizou o encontro e o Azulão pôde comemorar o tão sonhado acesso para a Série C.
A torcida azulina fez uma grande festa nas arquibancadas do estádio (Crédito: Pei Fon / Portal TNH1)
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro – Série D (Quartas de final – jogo de volta)
Jogo: CSA 1 x 0 Ituano-SP (Placar Agregado: 3 x 1)
Gol: CSA (7-Cleyton aos 32" do 1T)
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió-AL
Data: 04/09
Hora: 16h
Árbitro: Péricles Bassols (PE)
Auxiliar 1: Clovis Amaral (PE)
Auxiliar 2: Cleberson do Nascimento (PE)
CSA
1-Jeferson
2-Denílson
3-Leandro Souza
4-Douglas Marques
6-Rayro
5-Panda
8-Marcos Antônio
7-Cleyton (21-Jeferson Maranhense aos 32" do 2T)
10-Bismarck (17-Katê aos 19" do 2T)
11-Washington (22-Didira - intervalo)
19-Jônatas Obina
Técnico: Oliveira Canindé
Banco CSA: 12-Pantera, 13-Kelvin, 14-Leandro Cardoso, 15-Elizeu, 16-Everton Heleno, 17-Katê, 18-Azul, 20-Thiago Chulapa, 21-Jeferson Maranhense, 22- Didira e 9-Marcelo Nicácio.
Ituano-SP
1-Fábio
2-Arnaldo
3-Naylor
4-Léo
6-Peri
5-Guly
7-Simião
8-Morato
10-Aloísio (18-Guilherme - intervalo)
11-Igor (20-Marcelinho - intervalo)
9-Marcão (19-Bassani aos 29" do 2T)
Técnico: Tarcísio Pugliese
Banco Ituano-SP: 12-Wágner,13-Pacheco, 14-Airton, 15-Jonathan Lima, 16-Claudinho, 17-Kennedy, 18-Guilherme, 19-Bassani e 20-Marcelinho.
LEIA MAIS