Gilson Monteiro
Depois de a população localizar e espalhar vídeos da baleia Jubarte, encontrada morta na Praia da Ponta Verde, em Maceió, na noite desse sábado, uma operação para retirada do animal de quase 10 metros da praia. Uma retroescavadeira foi usada para a remoção desde a manhã deste domingo, 24, e o animal foi levado em uma caçamba para o aterro sanitário.
LEIA TAMBÉM
As imagens acima, registradas por um drone pelo Instituto Biota, mostram a dificuldade da tarefa de remoção do animal que, segundo estimam os veterinários, pesa aproximadamente 1 tonelada por metro, ou seja, quase 10 toneladas.
O Biota acionou o serviço de limpeza urbana da Prefeitura, que iniciou logo cedo a tentativa de retirada do animal, mas até o final da manhã ainda não havia concluído a tarefa. "Devido ao tamanho do mamífero, o local está isolado, pois o serviço exige um tempo maior para a conclusão e segue sendo realizado", informou, em nota, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).
Veja mais imagens:
Causa da morte
O biólogo Bruno Stefani, coordenador do Instituto Biota, explicou que não será possível identificar a causa da morte do animal, pela dificuldade de se realizar uma necrópsia em uma praia urbana.
"Só seria possível se fizéssemos a necrópsia, mas o ambiente não permite isso, por ser uma área muito urbanizada, com muito fluxo de pessoas, e seria inviável expor essas pessoas a esse mau cheiro e um animal neste estado pro muito tempo", disse Stefani.
LEIA MAIS