Veja imagens: cortejo cultural leva multidão ao encerramento do Natal dos Folguedos

Publicado em 23/12/2019, às 09h41
Átila Vieira/Secom Maceió -

Secom Maceió

Um verdadeiro desfile de cultura e tradição. Com muita luz e cor, Maceió se despediu, neste domingo (22), da terceira edição do Natal dos Folguedos. O prefeito Rui Palmeira acompanhou o evento, que foi marcado pelo cortejo cultural. Mais de 100 grupos folclóricos e cinco mil pessoas desfilaram pela orla da cidade. A ação é uma organização da Prefeitura, através da Fundação de Ação Cultural (Fmac), da Secretária de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima).

LEIA TAMBÉM

Veja imagens:

(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)
(Átila Vieira/Secom Maceió)

Para o prefeito Rui Palmeira, este é o Natal “mais lindo” da história de Maceió. “Com apoio da nossa cultura e da nossa história, finalizamos o evento de forma muito bonita. Superando todas as nossas expectativas. Encanta o maceioense e encanta o turista. Natal dos Folguedos é uma marca que veio para ficar”, disse o prefeito.

O gestor reforçou ainda a importância da iluminação de Natal da cidade. “Estamos tendo um show de luzes. A Sima está de parabéns pelo belíssimo trabalho. As pessoas fazendo fotos e espalhando Maceió para o mundo. Quantas pessoas já não passaram no túnel de luz, não é?”, comentou Palmeira.

A Prefeitura de Maceió investiu mais uma vez na descentralização da iluminação de Natal nos espaços públicos, com pontos no Centro, na parte alta e na orla marítima.

Uma das pessoas que se encantaram com a iluminação foi Iracema Freitas, que veio de Aracaju com a família. “Para mim, foi uma surpresa enorme. Não tinha ideia de como a cidade está linda e iluminada. E ter a chance de ver todas essas apresentações culturais é muito importante. Não só para quem vem de fora, mas para a nova geração que, às vezes, não tem noção de sua história e de suas raízes”, disse.

Durante o cortejo cultual, os presentes puderam acompanhar as apresentações de guerreiro, bumba meu boi, maracatu, fandango, chegança, coco de roda, quadrilha junina, além de outras manifestações folclóricas. O carro alegórico Patrimônio Vivo, com mestres e mestras de folguedos, também foi atração.

“É tão necessário o Natal dos Folguedos. Muitas pessoas daqui, da própria cidade, não conhecem a nossa cultura. Esse grande encontro é uma bela forma de terminar o ano. Um belo evento; me sinto honrado em participar”, comemorou Zé do Boi, presidente da Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Alagoas.

“Maceió é feita de cultura popular”. É assim que Vinícius Palmeira, presidente da Fmac, fala sobre o cortejo cultural. “Isso é a consolidação dos espetáculos da cultura popular da nossa terra. É um encontro do maceioense com sua cultura. A gente vê os turistas encantados, mas a gente sente o orgulho dos que vivem na cidade quando algo assim acontece. Isso é Maceió. Isso é a alma da gente”, comemorou.

Turismo

A cidade está lotada. Todos os voos extras para Maceió começaram a chegar, este foi o final de semana mais cheio da capital. A informação é do secretário de Turismo, Jair Galvão, que celebra o Natal dos Folguedos. “O evento já virou tradição, uma semente plantada pela Prefeitura há três anos. Maceió se veste de suas tradições o turista assiste tudo isso. Um espetáculo que mostra que, além de praias, a nossa capital tem uma gastronomia riquíssima e uma cultura rica. O que vai incentivar a volta desse turista”, finalizou.

O Natal dos Folguedos começou em 24 de novembro e contou com diversas apresentações artísticas, a casa do Papai Noel, um jardim iluminado, artesanato local e a feira gastronômica da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Alagoas, com a participação de 25 restaurantes da cidade.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara Vídeo: carro fica destruído após pegar fogo em viaduto, no Jacintinho Veja o que se sabe sobre incêndio em hotel na Pajuçara em que turista morreu