Veja dez dicas para aliviar o calor do pet no verão

Publicado em 16/01/2023, às 14h47
Paulo Victor Malta -

Folhapress

O verão, é um convite a passeios e brincadeiras ao ar livre. Mas o pet merece atenção. O calor provoca incômodos e pode causar hipertermia, temperatura do corpo mais elevada do que o normal -a dos pets normalmente vai de 38,5ºC a 39,2ºC. Por isso, manter a hidratação do animal é fundamental.

LEIA TAMBÉM

Como saber se o pet está com calor? Segundo a veterinária Carla Berl, fundadora da rede de hospitais Pet Care, ele fica ofegante e procura superfícies mais geladas, como o piso da cozinha ou o box do banheiro, para esparramar o corpo e se refrescar.

Diferentemente dos humanos, cães não transpiram por todo o corpo, mas pela respiração. Quanto mais ofegante o animal estiver, maior é o calor que ele sente, afirma Carla. Ela explica que o pet está inspirando o ar fresco e expirando o ar quente para perder esse calor. Porém, em dias de temperaturas acima de 28ºC, essa perda é mínima.

A veterinária lista dez cuidados para dar mais conforto aos peludos nesta época do ano:

  1. Aumente a quantidade disponível de água fresca e, se estiver muito quente, ajude a refrescar o pet oferecendo água gelada. Pode até colocar cubos de gelo no pote com água
  2. Se o animal estiver muito ofegante, coloque-o na sombra e, se for necessário, refresque-o com um banho de água fria
  3. Faça os passeios diários nas horas mais amenas do dia, como no começo da manhã e no comecinho da noite. A temperatura elevada esquenta o asfalto e pode machucar as almofadinhas da pata, criando um desconforto a mais
  4. Leve sempre uma garrafinha de água durante os passeios
  5. Ofereça as refeições também nas horas mais frescas do dia
  6. Animais com pelos muito longos podem fazer tosa. Algumas raças, como spitz, devem fazer a tosa somente na tesoura
  7. O tutor pode preparar sorvete caseiro de caldo de carne ou frango
  8. Invista em um tapete gelado, que pode ser encontrado em pet shops!
  9. Ligue o ventilador ou ar-condicionado se o ambiente em que o pet fica a maior parte do tempo não for bem ventilado
  10. Brinque com água no quintal de casa

Com o lazer em áreas abertas e até aquela soneca sob o sol, é imprescindível o uso de protetor solar em animais de pelo curto ou branco. Para garantir a saúde do animal, é recomendável o uso de medicamentos preventivos contra pulgas e mosquitos, sempre sob orientação médica.

As vacinas devem sempre estar em dia, nesta época especialmente a que previne a leptospirose e especialmente se o pet vive em área sujeita a alagamentos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pets na ceia de Natal? Cuidados alimentares com cães e gatos nas festas Como os EUA inundaram seu Natal (e o ano inteiro) de pistache Sesc abre 330 vagas gratuitas para colônia de férias em Maceió e Arapiraca Cansados de esperar, trabalhadores vendem processos trabalhistas