Veja como foi o pronunciamento de Joe Biden após atentado a Donald Trump

Publicado em 15/07/2024, às 07h06
Reprodução/Youtube/White House -

Fernanda Perrin/Folhapress

O presidente Joe Biden defendeu que é necessário baixar a temperatura da política americana em um pronunciamento à nação feito do Salão Oval neste domingo (14).

LEIA TAMBÉM

O democrata afirmou que o ataque contra o adversário Donald Trump no sábado "fez todos darem um passo para trás, reavaliar onde estamos, e como seguimos a partir daqui".

O presidente listou uma série de outros eventos violentos recentes, da invasão ao Capitólio em 2021 ao ataque ao marido da ex-presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi. "Não podemos normalizar essa violência", disse.

Reconhecendo a profunda polarização da sociedade americana, Biden disse que há muito em jogo e que continua acreditando que o resultado da eleição presidencial, em novembro, vai moldar o futuro do país.
"Eu vou continuar defendendo a democracia, a Constituição, o Estado de Direito", disse.

A fala é uma resposta telegrafada a republicanos, que vêm culpando o presidente pelo ataque a Trump na véspera. Nomes como o senador J.D. Vance e o líder da maioria republicana na Câmara, Steve Scalise, atribuíram a violência ao discurso de campanha democrata de que o empresário é uma ameaça à democracia.

"Republicanos com certeza vão criticar o meu desempenho", disse Biden, em referência à convenção do partido, que começa nesta segunda e vai oficializar Trump como o candidato do partido. O presidente disse que esse tipo de divergência é normal em uma democracia.

"Nós debatemos e discordamos, comparamos e contrastamos candidatos. Mas na América, nós resolvemos nossas diferenças nas urnas, não com balas", defendeu.

Ele repetiu seu pedido de união nacional, assim como feito por Trump.

O discurso durou cerca de seis minutos, e é a terceira vez que o presidente se pronuncia sobre o incidente. É a primeira, no entanto, do Salão Oval, reservado para os discursos mais importantes da liderança americana.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Menino de 13 anos enviado para internato processa os pais por abandono O que é metanol, substância que causou a morte de seis jovens no Laos Professora de escola morre de raiva após ser mordida por morcego em sala de aula TikToker de 31 anos que estava desaparecido há 10 dias é encontrado morto em floresta nos EUA