Veja como fazer exame de mamografia sem necessitar de agendamento em Maceió

Publicado em 01/10/2024, às 11h23
Para realizar o exame de mamografia no Hospital da Mulher, basta apresentar a prescrição médica, documentos pessoais, comprovante de residência e o Cartão | Foto: Joyce Marques / Agência Alagoas -

TNH1 com Agência Alagoas

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, tendo como principal objetivo alertar mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, que acomete milhares de mulheres em todo país. Para auxiliar as alagoanas no cuidado e diagnóstico precoce, o Hospital da Mulher (HM), em Maceió, disponibiliza o exame de mamografia de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.

LEIA TAMBÉM

Contudo, é obrigatório que a usuária apresente um encaminhamento médico, uma vez que, no Sistema Único de Saúde (SUS), o exame de mamografia é assegurado para mulheres a partir de 50 anos de idade. Ao chegar à recepção do HM, basta apresentar o RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e a solicitação médica.

“É um exame simples, porém fundamental para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama. O Ministério da Saúde preconiza a idade de 50 anos, no entanto com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário em parentes de primeiro grau, iniciamos o rastreamento mais cedo, mas também mediante prescrição médica”, explicou a coordenadora do Serviço de Exames de Imagem, Maria Dilma.

A paciente Madalena Mendes esteve no HM para fazer, pela primeira vez, a mamografia. “Recebi a solicitação do exame no posto de saúde e vim até o Hospital da Mulher para realizar meu exame de mamografia. Não precisei marcar, cheguei aqui, recebi a ficha para o atendimento e fui acolhida pela equipe, que é muito atenciosa”, relatou.

Ela também reforçou a importância do exame para as mulheres. “A todas as alagoanas aconselho que venham realizar seu exame. É simples, é importante e quem já fez sabe que é tranquilo e que nos ajuda diagnosticar de forma precoce problemas em nossas mamas”, observou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chikungunya matou mais até agosto deste ano do que em todo 2023, alerta Fiocruz Sono irregular pode aumentar risco de derrame e ataque cardíaco, diz estudo O que é a hidrolipo e quais os riscos do procedimento feito por mulher que morreu em clínica em SP Hospital da Mulher passa a agendar consultas para inserção do DIU