Assessoria
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 já está disponível para a emissão, com um desconto de 15% para os contribuintes que decidirem pagar o tributo à vista, em cota única. Esse ano, o imposto será lançado, inteiramente, no formato digital, ou seja, sem o envio de carnês e boletos aos domicílios.
LEIA TAMBÉM
Para ter acesso a guia do IPTU e o desconto oferecido, o contribuinte deve acessar o site de serviços da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), pelo online.maceio.al.gov.br.
É possível gerar a guia informando o número de inscrição do imóvel, que pode ser encontrado em carnês e boletos do IPTU de anos anteriores, ou o CPF do titular mais o CEP da residência.
O cidadão que quiser ajuda para identificar o imóvel, o número de inscrição, emitir a guia e mais, podem entrar em contato com a Secretaria de Fazenda por e-mail (atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br) ou presencialmente, seja na sede do órgão, na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, e nos postos do Já Maceió! Shopping e no Já! Benedito Bentes.
O atendimento em todos os pontos é feito com agendamento prévio. Para marcar um horário na sede da Sefaz Maceió, basta escolher um dia e horário disponivel no www.online.maceio.al.gov.br/1/agendamento/. O agendamento para os postos do Já! deve ser feito em ja.al.gov.br/.
O IPTU pode ser pago via Pix ou aplicativos bancários. A Secretaria de Fazenda reforça que não envia links, SMS, mensagens de Whatsapp ou boletos com a guia ou código de pagamento. O contribuinte deve emitir o IPTU deste ano pelo site da Fazenda Municipal e em caso de dúvida, deve entrar em contato com o órgão por e-mail.
Este ano, a Prefeitura de Maceió oferece a oportunidade de quitar o IPTU com três tipos de descontos diferentes, além de parcelado, sem o desconto. Até o dia 31 de janeiro, o contribuinte pode aproveitar os 15% desconto na cota única, o maior vigente entre as capitais no Nordeste e um dos maiores entre as capitais brasileiras.
Além de trazer mais economia para o cidadão, o pagamento antecipado, aproveitando o abatimento, evita a inadimplência do imóvel e a cobrança de juros e multas, além das consequências futuras que a dívida do IPTU pode trazer para o imóvel.
LEIA MAIS