Veja as alterações nas regras para uso de cadeirinhas para bebês e crianças em veículos

Publicado em 12/04/2021, às 15h32
Agência Brasil -

Redação TNH1 com agências

As mudanças no Código Brasileiro de Trânsito, aprovadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, entraram em vigor nesta segunda-feira, 12. As novas regras alteram  as normas para o uso de cadeirinhas para crianças.

LEIA TAMBÉM

O texto aprovado estabelece a obrigatoriedade das cadeirinha para crianças com até dez anos de idade ou que tenham até um metro e 45 centímetros de altura. O texto também considera o peso da criança. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta. Quem infringir as regras continua, como hoje, incorrendo em infração gravíssima.

Com a nova Lei, o uso da cadeirinha passa a ser regrado pelo CTB, conferindo mais segurança jurídica. Hoje, o tema é regulamentado por meio de resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Decisão recente do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o conselho não tem competência constitucional para criar sanções, justamente por não estarem previstas no Código de Trânsito Brasileiro.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Condutor de moto tem fratura exposta após colisão com carro no Jacintinho Carro tomba após motorista embriagado bater em veículo estacionado, no Poço Motorista com sinais de embriaguez é socorrido após capotar carro na BR-104 Rua no Centro de Maceió terá sentido único a partir deste sábado (2)