Redação
Algumas pessoas já nascem muito mais inteligentes do que as outras — é genético! Mas isso não quer dizer que você não pode parecer mais esperto do que realmente é. O site americano Business Insider reuniu 12 dicas, com base na ciência, para você parecer mais inteligente e se dar bem no trabalho. Quem sabe não pinta um aumento?
LEIA TAMBÉM
1ª dica: não carregue uma cerveja
As pessoas normalmente fazem coisas estúpidas quando exageram no álcool. Mas o simples fato de segurar uma cerveja pode indicar muito menos inteligência, segundo um estudo conjunto entre as Universidades de Michigan e da Pennsylvania. "Pessoas que portam uma bebida alcoólica parecem menos inteligentes que as outras, um erro que denominamos um preconceito idiota"", segundo os autores.
2ª dica: ande na mesma toada da multidão
Um estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, mostrou que andar rápido demais — ou devagar demais — em relação às pessoas ao seu redor demonstra estupidez para a multidão. A pesquisa indicou que as pessoas são notadas como mais inteligentes e mais competentes à medida que caminham no mesmo ritmo dos demais.
3ª dica: use óculos de aro grosso
Quem usa óculos parece mais inteligente, você já ouviu isso, provavelmente. No entanto, uma pesquisa da Universidade de Viena, na Áustria, com 76 pessoas que avaliaram 78 imagens de rostos de pessoas com óculos — uns de aro grosso e outros com armação discreta — e outras sem óculos.
Os pesquisadores notaram que as pessoas que usavam óculos foram ranqueadas como mais inteligentes do que as que estavam sem o acessório. Além disso, aqueles que usavam armações com aro grosso foram classificados ainda mais espertos. Portanto, torne-se hipster e pareça mais inteligente!
4ª dica: use a inicial do meio do seu nome
Isso faz você parecer intelectual. Pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, associam o uso de uma inicial do nome do meio a um "crescimento do status social" e "uma potencial influência positiva sobre sua capacidade intelectual e performance".
5ª dica: escreva com simplicidade
Mostrar seu vocabulário erudito é uma boa tática para parecer mais inteligente, mas essa estratégia pode ser um tiro pela culatra. Um estudo da Universidade Princeton, EUA, de 2012, descobriu que o uso de palavras grandes e rebuscadas frequentemente causa a sensação nas outras pessoas de que o interlocutor é pouco esperto.
6ª dica: use gráficos
Um estudo da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, feito em 2014, sugere que as pessoas estão mais propensas a acreditar em um argumento se o interlocutor "parece e cheira" científico, sobretudo quando acompanhado de gráficos.
7ª dica: expresse-se bem
A monotonia soa maçante. "Se duas pessoas falam exatamente as mesmas palavras, mas um fala mais rápido e mais alto e poucas pausas e variações no volume, esse cara será considerado mais enérgico, conhecedor e inteligente", segundo o cientista Leonard Mlodinow, autor do estudo Subliminar: como seu inconsciente determina as regras do seu comportamento.
8ª dica: olhe nos olhos
Um estudo de 2007 da Universidade Loyola Marymount, da Califórnia (EUA), mostrou que olhar nos olhos do seu interlocutor passa a sensação de inteligência a ele.
9ª dica: vista-se corretamente
Estudos comprovam que a roupa que você usa determina a percepção que as outras pessoas têm da gente. Por exemplo, professores ou assistentes que usam roupas formais tendem a ser considerados mais inteligentes por seus alunos. Porém, também são considerados menos interessantes. Um estudo da Universidade Northwestern, nos EUA, indicou que pessoas que usam roupas brancas — como médicos e cientistas — pontuam mais em testes que requerem grande concentração.
10ª dica: sorria
Quer que as pessoas te achem inteligente? Pare de ser carrancudo! Um estudo da Universidade Charles, de Praga na República Tcheca, recrutou 160 pessoas para analisar fotos de rosto de 80 estudantes e os classificaram conforme a inteligência. A maioria achou que os que sorriam passavam a sensação de maior inteligência.
11ª dica: tire todas as suas joias do rosto (isso inclui o pescoço)
Piercings na sua cara podem mostra o quão corajoso você é, mas não te ajuda em nada quando você quer mostrar QI elevado, segundo pesquisa da Universidade Anglia Ruskin, do Reino Unido, feita em 2012. A pesquisa mostrou fotos de um homem e uma mulher com mais ou menos piercings, brincos e colares a 440 pessoas. Eles tiveram que classificá-los pela inteligência e atratividade. Quem tinha mais joias recebeu as piores notas
12ª dica: seja engraçado!
Um sólido senso de humor pode ser um sinal de esperteza. Um pequeno estudo feito na Universidade Bretagne-Sud, da França, mostrou que uma mulher em um bar está mais propensa a passar seu telefone para um cara que faz piadas inteligentes do que a outro que fica apático
LEIA MAIS