Deborah Freire
Um passeio de automóvel por praias inseridas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas, pode custar caro aos proprietários do veículo.
LEIA TAMBÉM
O grupo, formado por dezenas de automóveis tunados, fez uma espécie de excursão nesta terça (30) pelas praias protegidas por lei e, em alguns locais, adentraram o mar por meio de bancos de areia formados na maré baixa.
A ação foi flagrada em vídeos, que foram enviados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Meio Ambiente e Instituto Biota, que hoje encontraram os proprietários na praia do Francês, em Marechal Deodoro.
Assista:
De acordo com o analista ambiental do (ICMBio), Iran Normande, a atitude é considerada crime ambiental e pode render multas de R$ 500 a R$ 10 mil, com risco de apreensão do veículo.
O valor é definido pelos fiscais em campo a partir dos danos que viram durante o percurso.
Normande explica que os danos possíveis do tráfego de veículos na praia são a compactação da areia, impedindo a saída e entrada dos organismos e a destruição de ninhos de tartaruga-marinha.
“[Além disso], quando adentram para os bancos de areia, no mar, podem atropelar diversos organismos marinhos, inclusive corais”, destaca.
O trajeto feito pelos veículos passou por Porto de Pedras e seguiu toda a rota ecológica até Paripueira, vizinho a Maceió. Em seguida, seguiu para o Litoral Sul.
LEIA MAIS