Varas de Família da Capital realizam primeiras audiências por whatsapp

Publicado em 30/03/2020, às 18h23
-

Redação

As Varas de Família de Maceió começaram, nesta segunda-feira (30), a realizar audiências de conciliação por meio de videochamada no whatsapp. A medida, autorizada pela Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), visa proporcionar o regular andamento dos processos durante a pandemia do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

O presidente Tutmés Airan acompanhou uma das audiências realizadas, que envolveu divórcio. Para o desembargador, a iniciativa do Judiciário é histórica.

"É a primeira vez que o Judiciário de Alagoas faz uma audiência por whatsapp. É um avanço extraordinário que vai nos possibilitar trabalhar melhor, de forma mais cômoda e racional para que a gente possa dar respostas à sociedade", afirmou. 

Ainda segundo o presidente do TJAL, os momentos de crise costumam trazer muito aprendizado. "A suspensão das audiências presenciais forçou a gente a construir alternativas. Uma das alternativas foi essa de realizar audiências virtuais usando um canal extremamente popular, de aproximação das pessoas, que é o whatsapp", destacou.

As quatro audiências realizadas na tarde desta segunda terminaram com acordo. A mediadora e conciliadora Ana Paula Araújo, do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), explicou que elas só ocorrem após autorização das partes. A servidora afirmou ainda que o método tem apresentado boa aceitação. 

"Ligamos para a pessoa, explicamos toda a situação e perguntamos se ela tem interesse em tentar um acordo por videochamada. Se tiver, informamos o dia e a hora da audiência. Caso não, tem que esperar a audiência presencial ser marcada", disse.

Na avaliação da servidora, o uso da tecnologia é positivo tanto para o Judiciário quanto para a população. "É uma forma de agilizar o andamento dos processos", afirmou.

Autorização do TJAL

ato normativo autorizando a realização das audiências por videochamada foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico da última sexta (27). 

Segundo o texto, as videoconferências serão possíveis nos processos que possuam os números de telefones celulares das partes e serão realizadas no período de suspensão dos prazos processuais determinado na resolução nº 313/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e no ato normativo conjunto nº 04/2020, do TJAL e da Corregedoria-Geral da Justiça.

Audiências de conciliação por videochamadas no whatsapp poderão ser realizadas por outras unidades do Judiciário de Alagoas, desde que seja feita prévia comunicação à Presidência do Tribunal com a demonstração da viabilidade operacional da medida.

Autores devem atualizar contatos

Quem tem processo de família ajuizado e/ou acompanhado pela Defensoria Pública ou por escritório modelo de qualquer faculdade deve entrar em contato com a unidade judicial onde a ação tramita, na Comarca de Maceió, e informar seu número, nomes e telefones das partes para inclusão das demandas na pauta de audiências de conciliação pelo whatsapp.

“Para que se possa incluir o processo na pauta de audiências, é necessário que conste nos autos o número dos telefones/whatsapp atuais da parte autora e da parte ré”, explicou o juiz Wlademir Paes de Lira, da 26ª Vara Cível da Capital. Com o telefone, a unidade judiciária entra em contato com a parte autora para verificar se ela tem como informar o contato da outra parte.

“Caso consigamos o contato, o processo será incluído na pauta de audiências virtuais; caso não, a ação aguardará a audiência presencial”, ressaltou o magistrado.

Confira abaixo a relação dos contatos das unidades:

22ª Vara Cível da Capital/ Família

Cleonice Aparecida Silveira Carvalho (Analista-Chefe de secretaria): (82) 98203-7891

23ª Vara Cível da Capital/Família

Patrícia Maciel Félix da Silva (Analista-Chefe de secretaria): (82) 99107-4503

24ª Vara Cível da Capital/Família

Maria Keila Rodrigues (Analista-Chefe de Secretaria): (82) 98842-3779

25ª Vara Cível da Capital/Família

Ana Elayne Machado Macedo / Sandra Mara Costa de Oliveira (Analista-Chefe de Secretaria): (82) 99154-1815

26ª Vara Cível da Capital/Família

Raquel Ventura Gomes Cidreira (Analista-Chefe de Secretaria): (82) 98188-4026

27ª Vara Cível da Capital/Família

Flávio Luiz de Lima Mendonça (Analista-Chefe de Secretaria): (82) 99633-0321

Cejusc Processual

Ana Paula Araújo Rodrigues (Analista Judiciária): (82) 98202-2797

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira