Vaquinha on-line: estudante alagoana pede ajuda para participar de Conferência da ONU, em Dubai

Publicado em 23/11/2023, às 19h09
Arquivo Pessoal -

Gabriel Amorim*

Quanto custa a realização de um sonho? Para muitos, a resposta pode ter infinitas possibilidades. Mas, para a alagoana Verena Meirelles, só há uma: R$ 12 mil. É a quantia necessária para a estudante da Universidade Federal de Alagoas cobrir os custos necessários para viajar para Dubai, nos Emirados Árabes, e poder representar o estado e o Nordeste na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28).

LEIA TAMBÉM

A COP é um evento anual promovido pela Organização das Nações Unidas, onde reúne representantes das mais diversas nações ao redor do mundo, incluindo diplomatas, governantes e membros da sociedade civil, para discutir iniciativas para conter os impactos das mudanças climáticas. Este ano acontece a 28ª edição da Conferência, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro.

Ativista desde criança - A preocupação da jovem quanto ao meio ambiente não é de hoje. Mais nova, a jovem nordestina criou paixão com os cursos d'água e isso fez com que ela criasse um comprometimento com os recursos hídricos e as gerações futuras. Foi isso que a levou a cursar Engenharia Ambiental e Sanitária na Ufal.

“Desde cedo, eu gostava muito de tudo o que fosse corpo d'água - seja rio, águas dos mares, enfim. Foi daí que veio a escolha da graduação. Eu sabia que queria fazer Engenharia, mas a certeza veio quando descobri essa área de gestão de recursos hídricos. Eu me encontrei”, disse ao TNH1.

Movimento juvenil e reconhecimento da ONU - Na Universidade, ela teve um contato maior com seu hobby e hoje tem um papel ativo no movimento Águas Resilientes, que é uma iniciativa socioambiental criada e liderada por jovens. O projeto foi iniciado por estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Verena entrou e auxiliou na confecção da Declaração sobre Água e Clima.

O documento trata sobre os impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos, principalmente em relação a comunidades em situação de vulnerabilidade. A declaração foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas, e garantiu a Verena e um estudante da UFFRN o credenciamento a COP28.

“É um movimento que tem, sobretudo, a questão social. As pessoas estão realmente sofrendo com os impactos ambientais, principalmente com a seca. Até hoje, pessoas andam quilômetros com baldes na cabeça.”

Vaquinha on-line - Para ajudar a jovem alagoana a realizar o sonho e a representar o estado e o Nordeste no maior evento mundial que discute os impactos ambientais, você pode ajudar doando ou compartilhando o link da vaquinha on-line. 

LINK DA VAQUINHA: https://www.vakinha.com.br/4223690

CHAVE PIX DA VAQUINHA: 4223690@vakinha.com.br

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício recebe senador Renan Calheiros e Luciano Barbosa em 1º dia Instituto Equatorial divulga quais projetos foram selecionados pelo Edital Diálogos Veja as praias que tiveram mais ocorrências de afogamento no fim de ano em Alagoas Governo institui programa Avança Alagoas para modernizar o setor público