'Vapes': Vigilância Sanitária apreende cigarros eletrônicos em fiscalização, em Maceió

Publicado em 05/06/2024, às 15h36
Material apreendido durante fiscalização no Centro de Maceió | Vigilância Sanitária -

Secom Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, nesta quarta-feira (5), 20 cigarros eletrônicos em estabelecimentos localizados no Centro da capital alagoana. O trabalho de fiscalização foi iniciado desde a última terça-feira (4), quando o combate à comercialização de cigarros eletrônicos foi feito também em tabacarias, shoppings e pontos de venda da orla marítima.

LEIA TAMBÉM

A fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidos pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº 855/2024), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Airton Santos, chefe especial da Visa, afirmou que os cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vapes”, e-cigarros, e-cigs, e-cigarettes ou “pen drive”, representam uma grave ameaça à saúde da população, principalmente crianças e adolescentes, devido às estratégias de apelo da indústria, tais com sabor, cor e aroma.

“De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos e outros produtos de tabaco aquecido) possuem quantidades variáveis de nicotina e outras substâncias tóxicas, cujas emissões são prejudiciais tanto para quem faz o uso direto, quanto para quem é exposto aos aerossóis”, reforça. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), grande parte dos cigarros eletrônicos liberam em seu vapor mais de 80 substâncias nocivas à saúde, representando risco para o surgimento de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão arterial.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: acidente entre dois carros deixa uma pessoa morta no Benedito Bentes Bombeiros são acionados para incêndio em casa no bairro Clima Bom, em Maceió Mais de 240 caixas de cigarros eletrônicos são apreendidas em Maceió Incêndio atinge quarto de apartamento enquanto família dormia, na parte alta de Maceió