Vai adotar um gato? Escolha a areia ideal para ele.

Publicado em 01/03/2023, às 07h02 - Atualizado às 07h12

Deisy Nascimento

LEIA TAMBÉM

Gato é tudo de bom, né? E eles precisam da areia certa para realizar suas necessidades. A areia específica para gatos servem a diferentes propósitos, e todos possuem alguma vantagem. Antes de escolher a melhor areia para seu felino, o ideal é conhecer cada uma suas características.

Areia higiênica comum para felinos

Este modelo é o mais tradicional e ainda é muito encontrado, em diferentes granulações e de diversas marcas. Seus ingredientes são variados, mas na maioria das vezes não são biodegradáveis e, por isso, a areia higiênica nunca deve ser eliminada no vaso sanitário. Não é tão boa em inibir odores ou mesmo no quesito absorção. Dessa forma, apesar de ser mais barata, não possui um bom custo-benefício. No entanto, dependendo do seu perfil, a areia higiênica comum ainda pode ser uma boa opção.

Areia biodegradável para gatos

Para quem está buscando a melhor areia para gatos, a areia biodegradável é uma opção que deve ser considerada. Além de ser um produto recomendado para os bichanos, ela ainda ajuda o meio ambiente! Há modelos em diferentes tamanhos e granulações — basta você escolher a que se adequa melhor ao seu bichano!

De modo geral, a areia biodegradável para gatos é feita de compostos de milho ou mandioca, que auxiliam na absorção e inibem odores. Ela também pode ser descartada diretamente no vaso sanitário, mas em pequenas quantidades.

Granulado higiênico para bichanos

Este tipo é desconhecido por muitos tutores, mas é uma ótima opção de areia para gatos! É semelhante ao substrato higiênico utilizado por hamsters e outros roedores.

Geralmente, o granulado higiênico é feito de um material natural, como madeira de reflorestamento ou cereais. Como é biodegradável, outra vantagem do produto para gatos é que ele pode ser descartado no vaso sanitário.

Algumas opções contém ainda elementos aglutinantes, que formam “bolinhas” de urina e auxiliam na hora de limpar o banheiro do seu pet. No entanto, para animais com problemas respiratórios, ele pode não ser a melhor opção.

Areia silica para gatos

É uma variedade moderna e muito recomendada por especialistas. A areia silica para gatos é feita de um material especial, com alto poder de absorção, o que neutraliza os odores de cocô e o xixi.

Além disso, como ela é muito absorvente, não é necessário trocá-la com tanta frequência. Geralmente, é uma areia branca em flocos ou esferas, mas existem versões em outras cores.

Aliás, a cor é outra qualidade da sílica. Alguns modelos mudam de tonalidade quando a areia para gato está suja, ajudando o tutor a saber a hora de higienizar o banheiro do pet. Apesar de não ser tão barata, a areia sílica possui ótimo custo-benefício, já que o produto costuma durar mais do que as outras variedades.

Granulado de madeira

O granulado de madeira é um tipo de areia para gatos para ser colocada na caixinha de areia. Ele serve como um local onde o gatinho poderá fazer suas necessidades fisiológicas de maneira higiênica. A areia de gato de madeira é, então, um dos possíveis substratos que servem como o terreno perfeito para os felinos eliminarem e esconderem seus dejetos dentro de casa sem sujeira.

NÃO RECOMENDO que o tutor utilize areia da praia ou qualquer uma dessas utilizadas em construção, pois as mesmas podem trazer bactérias para seu felino. Olhe sempre as unhas deles e busque mantê-las limpas. Não deixe seu gatinho dar aquela voltinha na rua para fazer às necessidades, pois ele ficará vulnerável e pode sofrer maus-tratos.

RECOMENDO que seja colocada uma caixa de areia para cada gato espalhada pela casa.

Fonte: Petz

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

De quanto em quanto tempo o cão e o gato podem tomar banho? Programa de Apoio aos Animais promove Feira de Adoção Você sabia que dormir com um cão pode trazer vários benefícios? Quais os cheiros que os cães não suportam?