Vacinação da segunda dose de CoronaVac é suspensa em Maceió e cidades do interior

Publicado em 06/05/2021, às 13h23
Reprodução/ Matthias Stolt -

TNH1 com Assessorias

A aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac está novamente suspensa pela falta de doses em Maceió e em cidades do interior de Alagoas. De acordo com informações do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), são 17 municípios com a vacinação interrompida nesta quinta-feira (06): Campestre, Ibateguara, Igaci, Inhapi, Jacuípe, Jaramataia, Joaquim Gomes, Jundiá, Mata Grande, Minador do Negrão, Novo Lino, Olho d'Água Grande, Palestina, Paripueira, Passo de Camaragibe, São Luis do Quitunde, Satuba.

LEIA TAMBÉM

Na capital alagoana, a Prefeitura chegou a anunciar nessa quarta-feira (05) o início da aplicação da segunda dose para as pessoas que deveriam ter sido imunizadas no dia 27 de abril, e ressaltou que o quantitativo de doses em estoque era baixo. 

Nesta quinta-feira (06), A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió informou que não haveria vacinação da segunda dose com a Coronavac, pois ainda não foram recebidos os imunizantes. "A Secretaria esclarece que aguarda o repasse do saldo necessário para retomar a vacinação da segunda dose", disse em nota. 

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), disse, também em nota, que está aguardando o envio de nova remessa do imunizante CoronaVac por parte do Ministério da Saúde (MS), para dar continuidade à distribuição das vacinas junto aos municípios alagoanos.

"A Sesau reforça, ainda, que até o final de abril e início de maio, distribuiu para os municípios alagoanos 34.210 doses do imunizante para aplicação da segunda dose, conforme a demanda apresentada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs). A distribuição consta em Nota Informativa 28/2021, de 04 de maio deste ano", afirmou. 

Segundo os dados repassados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), os 17 municípios alagoanos que ainda não receberam parte da segunda dose (D2) da Coronavac, devem receber o material a partir do próximo sábado (8), de acordo com a previsão do MS.

O Cosems-AL informa ainda que 85 cidades com o prazo de aplicação da vacina de 28 dias vencidos, ou a vencer até o dia 3 maio, receberam 22.500 doses entre os dias 30 de abril e 4 de maio. O presidente da entidade, Rodrigo Buarque, ressaltou que a quantidade de doses recebidas pelo Ministério correspondem apenas a 1/3 das necessidades dos municípios.

 “Vale ressaltar que os 17 municípios que não receberam ainda têm aprazamento de 28 dias a vencer entre até o dia 10 de maio. O Estado está distribuindo aos poucos as D2 de forma equânime para todos os municípios conforme o aprazamento dos 28 dias. Os que estão esperando é porque não venceu o prazo dos 28 dias para administração das D2, de acordo com a data de retirada das D1 nas centrais de imunização”, afirmou Rodrigo Buarque.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês Presidente Lula lamenta morte de Benedito de Lira: “longa atuação na vida política” Corpo de Benedito de Lira será velado no Cemitério Parque das Flores, em Maceió