Usuários podem obter informações do CadÚnico pela Internet

Publicado em 13/07/2020, às 15h14
Secom Maceió -

Secom Maceió

Nesse período de pandemia por causa do coranavírus,  as mais de 133 mil famílias maceioenses inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais podem utilizar a internet para consultar as informações cadastrais. Os usuários podem acessar o site Consulta Cidadão ou o aplicativo Meu CadÚnico e não precisam se deslocar para uma das unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em Maceió para ter acesso ao cadastro.

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No Consulta Cidadão é possível acessar individualmente informações como faixa de renda, composição familiar, data de cadastramento e Número de Identificação Social (NIS) dos integrantes da família. Ao final da consulta, os usuários poderão salvar e imprimir as informações, que servirão como comprovante de inscrição. O documento é exigido para ingresso em determinados programas sociais ofertados por estados e municípios.

As mesmas informações também podem ser obtidas pelo celular, através do aplicativo Meu CadÚnico, uma versão mobile do site Consulta Cidadão. Para fazer a consulta, o beneficiário precisa inserir o nome completo, data de nascimento e nome da mãe, além do estado e município de origem.

Além da opção de consulta, as duas ferramentas trazem informações sobre os programas sociais do Cadastro Único, como Bolsa Família, Tarifa Social, Identidade Jovem, entre outros, e localiza os equipamentos sociais mais próximos. No aplicativo Meu CadÚnico ainda é disponibilizada a localização dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) mais próximos de onde o usuário está.

Outra facilidade do aplicativo – desenvolvido pelo Ministério da Cidadania – é a validação do comprovante de cadastramento a partir do leitor de QRCode, código que pode ser escaneado pela câmera do celular. Por meio do código ou de uma chave de segurança, o cidadão poderá compartilhar o comprovante, caso algum programa social deseje verificar a autenticidade da informação, como concursos públicos ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Semas orienta que para ter acesso ao aplicativo Meu CadÚnico, basta baixar gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e IOs. Já o Consulta Cidadão pode ser acessado clicando aqui.

Atendimento presencial

A Sede do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, localizada no bairro do Poço e na Serraria estão funcionando em horário especial, das 7h às 13h, com atendimento por agendamento, através do 3312-5924 .

O cidadão que precisar de orientações poderá entrar contato através dos canais de comunicação da Semas através dos  Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e da sede do Cadúnico, antes de se dirigir às unidades, pois o atendimento presencial será exclusivo para demandas específicas que se enquadrem em situação de urgência. E para que esse atendimento aconteça deverá ser previamente agendado. 

Para evitar aglomeração, nas unidades como forma de prevenção contra a Covid-19 ,   as atualizações cadastrais só serão realizadas em casos especiais, tais como: pessoas em situação de extrema pobreza que não estão inscritos no Cadastro Único; situações do Benefício de Prestação Continuada; Tarifa Social de Energia Elétrica; óbito ou indicativo de óbito que impossibilite o acesso aos programas sociais, serviços e benefícios; e outras demandas advindas do atendimento técnico realizado previamente nos Cras.

As regiões de Maceió que não possuem cobertura de Cras poderão entrar em contato com a Sede do Cadastro Único ou com o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) para fazer o agendamento presencial.

Contatos para atendimento

– Cras Bebedouro

E-mail: crasbebedouromaceio@gmail.com Whatsapp Institucional: 98752 2224 /Celular Institucional: 98752 2224

– Cras Fernão Velho

E-mail: crasfernaovelho@hotmail.com Whatsapp Institucional: 98752 2243 /Celular Institucional: 98752 2243

– Cras Clima Bom

E-mail: crasclimabom@gmail.com

– Cras Santos Dumont

E-mail: crasstosdumont@gmail.com Whatsapp Institucional: 98752 2250/ Celular Institucional: 98752 2250

– Cras Rio Novo

E-mail: crasrionovo@gmail.com Whatsapp Institucional: – 3312 5956

– Cras Denisson Menezes

E-mail: crasdenissonmenezes@gmail.com Whatsapp Institucional: 98752 2240 /Celular Institucional: 98752 2240

– Cras Selma Bandeira

E-mail: crasselmabandeiramcz@gmail.com Whatsapp Institucional: 3312 5958

– Cras Cidade Sorriso

E-mail: crascidadesorriso@gmail.com Whatsapp Institucional: 98752 2233 Celular Institucional: 98752 2233

– Cras Sônia Sampaio

E-mail: crassoniasampaio@hotmail.com Celular Institucional: 98752 2252

– Cras Terezinha Normande

E-mail: crastecanormande@hotmail.com Whatsapp Institucional: 8752 2235 Celular Institucional: 98752 2235

– Cras Área Lagunar

E-mail: crasarealagunar@gmail.com Whatsapp 3312 5945

– Cras Dom Adelmo

E-mail: crasdomadelmomachado@gmail.com WhatsApp 98752 2242 celular institucional 98752-2242. A população também pode entrar em contato pelo Facebook Cras Dom Adelmo.

– Cras Cacilda Sampaio

E-mail crascacildasampaio@gmail.com whatsapp 3312-5949 telefone 98752-2247

– Cras Pitanguinha

E-mail craspitanguinha@bol.com.br whatsappp 3312-5955 telefone 98752-2231

– Cras Bela Vista

E-mail crasbelavistamaceio@gmail.com whatsapp 3312 5947

– Cras Bom Parto

E-mail crasbomparto@gmail.com whatsapp 3312-5948

– Cadastro Único: 3312-5924

– Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) – 3312-5926

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