Assessoria
Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió recebeu, nesta segunda-feira (23), uma sessão extraordinária da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Mais de 200 estudantes do curso de Direito da Instituição de Ensino Superior (IES) acompanharam a sessão, que julgou 15 processos.
LEIA TAMBÉM
Os universitários acompanharam o julgamento de agravos, apelações, embargos, entre outros. O órgão colegiado é composto pelos desembargadores Tutmés Airan e Paulo Lima, e pelo juiz Manoel Cavalcante, convocado para substituir o desembargador Klever Loureiro.
De acordo com Vitor Montenegro, coordenador do curso de Direito da UNINASSAU Maceió, a proximidade com o Judiciário reflete na formação dos alunos. “Experiências como esta permitem ao estudante vivenciar uma sustentação oral e acompanhar um julgamento real, inspirando e levando ele a se identificar como advogado, juiz ou assessor. Acompanhar os trâmites judiciais apenas fortalece o engajamento do discente no curso”, destacou.
Segundo o presidente em exercício da 1ª Câmara Cível, Tutmés Airan, o projeto oferece uma experiência enriquecedora, beneficiando tanto os universitários quanto o sistema de Justiça. “É um projeto mais do que jurídico, é pedagógico. E esse tipo de atividade acaba sendo um privilégio, porque asfalta o caminho desse conhecimento prático", ressaltou o desembargador.
Para o estudante do 10º período de Direito da UNINASSAU Maceió, Arkiman Pires, a sessão foi fundamental para entender o funcionamento do Judiciário na segunda instância. “Essa aproximação entre o Judiciário e a Academia e esse momento, para nós, estudantes, é extremamente rico, porque descortina uma série de possibilidades para a nossa carreira”, relatou o aluno.
LEIA MAIS