Redação
O município de Igaci, situado entre a região do agreste e sertão de Alagoas, vem recebendo várias ações na área de saúde e bem estar. Reformas e construções de novos postos de Saúde, praças, academias e revitalizações de algumas unidades, estão dentre essas obras que caracterizam um forte trabalho da prefeitura em prol da saúde da população.
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Uma forte referência, que vem merecendo um destaque especial na gestão, é a Unidade Básica de Saúde 3, mais conhecida como Unidade Modelo, pelos serviços exemplares que oferecem no loteamento Lourenço Ferreira, periferia do município. Um projeto de excelência desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, junto a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Atenção Primária, que surgiu após a identificação de uma forte necessidade de atendimento de qualidade para esse público com baixo poder aquisitivo e com pouca informação sobre a própria saúde.
A unidade hoje está apta para atender pequenas urgências e realizar alguns cuidados que antes eram concretizados somente na unidade mista da cidade, evitando sobrecarga do pronto atendimento do município e trazendo mais conforto a população. A humanização no atendimento e rotinas de acolhimento para pacientes com classificação de risco, climatização da unidade, criação da sala de citologia humanizada, realização de coleta de exames bimestral e brinquedoteca, estão dentre as mudanças que já despertaram a atenção local. Além disso, a unidade dispõe também de uma sala de culinária e de atividades manuais para artesanato, com o propósito de ensinar a população novas formas de renda.
Treinamentos e intervenções foram feitos com a equipe, para que os resultados das ações de saúde e bem estar também se refletissem nos profissionais que prestariam esses atendimentos. De acordo com o secretário de saúde, Aérton Lessa, o objetivo é facilitar a padronização do atendimento em todas as unidades. “Implantar novas rotinas, novas tecnologias e novos formatos de trabalho sempre geram uma resistência natural, mas a partir do momento em que as pessoas podem ver e participar de experiências de sucesso, a necessidade de mudanças e melhorias partem da própria equipe. O que antes era resistência, passa a ser motivação para as melhorias que virão.”, informou ele.
A Unidade de Saúde 3 também está toda automatizada. É a primeira de Alagoas a ter uma Sala de Situação, atualizada em tempo real, onde são facilmente monitorados 9 dos 23 indicadores de saúde mais importantes, definidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, a Farmácia hoje conta com a reposição automática e semanal dos seus estoques de medicamentos e um índice de confiabilidade de 97%. A Sala de Vacina também trocou o tradicional cartão de vacina pelo cartão eletrônico, onde as mães não precisam se preocupar caso esqueçam o cartão de vacinação do filho, pois todas as informações da criança já estarão armazenadas no sistema.
Além de todos esses serviços prestados dentro na Unidade, agentes de saúde, médicos e enfermeiros também realizam visitas nas residências e mantém o monitoramento desse público por meio da adoção de um sistema de SMS pioneiro no Nordeste, onde a população responde perguntas sobre seu estado de saúde atual. Assim, quando o sistema percebe algum tipo de anormalidade nas respostas, as enfermeiras e profissionais de saúde são avisados para realizar uma visita rapidamente. Esse mesmo sistema de inteligência, em breve, também avisará aos agentes de saúde quais as prioridades e urgências para atendimento domiciliar.
Há poucos meses a satisfação geral dos usuários não ultrapassava 45% dos atendimentos. Hoje já chega a 75%, mas a meta, de acordo com os funcionários, é ter pelo menos 85%. O exemplo do município de Igaci, que não está nem entre as 10 cidades mais ricas de Alagoas, mostra que é possível fazer um SUS de qualidade e que dá certo, desde que haja seriedade e comprometimento das equipes. Um exemplo para todas as cidades brasileiras.
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