Unicef promove encontro para debater desigualdade em Maceió

Publicado em 16/12/2015, às 14h48
-

Redação

Unicef promove encontro para debater desigualdade em Maceió (Crédito: Divulgação)

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está promovendo, nos dias 16 e 17 de dezembro de 2015, o Encontro de Parceiros da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió, com o objetivo de socializar e avaliar ações em curso para reduzir as desigualdades que afetam à vida da criança e do adolescente.

O encontro envolve autoridades do UNICEF, como sua representante adjunta no Brasil, Esperanza Vives e a Coordenadora da Nacional da Plataforma dos Centros Urbanos, Luciana Phebo; representantes da Prefeitura Municipal de Maceió, da comunidade acadêmica, do setor privado, de parceiros técnicos e dos jovens da Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável.

Para Luciana Phebo, o evento objetiva reunir diversos parceiros para pactuar ações que elevem a qualidade de vida dos jovens, independentemente de onde ele viva. “A PCU atua com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais, reunindo parceiros diferentes para abraçar uma mesma causa. Queremos construir uma cidade que ofereça oportunidades, independente se o jovem mote na grota do Moreira ou na ponta verde”.

O Plataforma dos Centros Urbanos analisa a cidade a partir de 10 indicadores que revelam desigualdade intramunicipais, de forma desagregada por região. “Os índices médios das cidades escondem as desigualdades existentes de forma particular em alguns bairros, é preciso analisar a cidade sob ‘lente da desigualdade’. Só assim será possível fechar as fendas existentes na cidade”, explica Phebo.

Na mesa de abertura, o jovem Odilon Matheus, 18 anos, ressaltou a importância do UNICEF, em parceria com Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, ter criado a Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável, como parte da PCU em Maceió.

“A PCU e a Rede de Adolescentes mostrou que o jovem pode ter uma alternativa. Aprendemos que os jovens têm direitos e podem lutar por eles. A rede é uma base para mostrar que podemos mudar, ela nos diz: ‘você pode!’”, afirmou Matheus.

O Encontro de Parceiros da PCU conta com a participação da Prefeitura de Maceió e de suas secretarias, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, do Instituto Paulo Montenegro, entre outros.

Sobre a PCU

A Plataforma dos Centros Urbanos é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes garantindo, a cada um deles, maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.

A primeira edição da PCU foi realizada no período entre 2008 e 2012, abrangendo municípios do Rio de Janeiro e São Paulo. Os avanços e as lições aprendidas nessa primeira experiência da PCU foram expandidos para outros centros urbanos brasileiros e assim, a segunda edição do projeto – que abrange o período 2013/2016 – contempla oito capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.



Fonte: Assessoria


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025