Thayla Paiva*
Em União dos Palmares, a terra de Zumbi, um símbolo histórico que marcou a luta contra a escravidão no Brasil, as festividades natalinas foram iniciadas nessa quinta-feira (02), com a presença, pela primeira vez, de um Papai Noel de cor negra, para atender o público infantil. Para a prefeitura da cidade, o ato foi histórico e revolucionário em uma das festas mais esperadas do ano.
LEIA TAMBÉM
O Papai Noel convidado deste ano chama-se José Carlos, e mora no povoado Timbó, zona rural do município. Sorridente e carismático, ele mostrou satisfação em representar o primeiro ‘bom velhinho’ negro de União, cidade onde há representividade do combate à discriminação racial.
Antes da celebração, José Carlos percorreu a cidade em carreata, vestido de Noel, para convidar as crianças até a Praça Basiliano Sarmento, principal ponto de tradição natalina que foi ornamentado para a abertura da festa. Tanto o Papai como a Mamãe Noel serão negros.
O Secretário de Comunicação da cidade, Leonardo Bastos, comentou sobre a mudança deste ano. “O Natal é uma data embranquecida no mundo todo, isso é fato, mas nós queremos fazer diferente, precisávamos fazer jus ao legado da cidade, a terra de Zumbi, da Serra da Barriga, do Memorial Quilombo dos Palmares”, disse ao TNH1.
A festa continua na cidade a partir da próxima semana quando vai ocorrer uma programação especial de Natal, com corais, apresentações culturais e sorteios para a população.
*Estagiária sob supervisão
LEIA MAIS