Uneal deve fornecer diploma para aluna em até 5 dias, determina justiça em ação da Defensoria Pública

Publicado em 25/04/2018, às 15h20

Redação

Atendendo ao pedido feito pela Defensoria Pública do Estado, a justiça alagoana determinou, ontem, que a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realize, em até cinco dias, a colação de grau e a expedição do diploma para uma cidadã que concluiu curso superior na referida instituição de ensino no ano passado. A Universidade havia negado a expedição do diploma sob a alegação de que a estudante, que prestou o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2014, precisaria fazê-lo novamente para ter direito ao diploma. 

LEIA TAMBÉM

Na petição inicial, o defensor público Gustavo Giudicelli conta que, de acordo com informações contidas no histórico escolar da assistida e no site oficial do Enade, ela iniciou o curso de Licenciatura em Química da Uneal no ano de 2010 e prestou o Enade em 2014, no entanto, devido à pendência em uma matéria, só conseguiu concluir o curso no ano passado. O atraso, segundo a faculdade, obrigaria a estudante a participar mais uma vez da avaliação nacional de desempenho que deve ser feita pelo o aluno no começo ou no final do curso. 

De acordo com o defensor, aguardar o tempo necessário para prestar mais uma vez o exame traria diversos prejuízos à cidadã que foi aprovada e convocada em concurso público e necessita apresentar o diploma até o final deste mês para tomar posse. A situação a impede, ainda, de receber o diploma da pós-graduação.

Levando em conta os fatos apresentados pela Defensoria Pública, a urgência e importância do documento requerido pela assistida, o juiz de direito da 4ª Vara Cível de Arapiraca, Giovanni Alfredo de Oliveira, determinou que a Universidade proceda com a Colação de Grau e expedição da certidão de conclusão do curso em até cinco dias, sob pena de multa de R$500 por dia de descumprimento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira