Educação

Uncisal oferta vagas em 13 programas de residência médica, uni e multiprofissional

| 30/08/24 - 12h08
Seleção acontece por meio do Exame Nacional de Residência; inscrições seguem até 5 de setembro | Foto: Foto: Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) está com inscrições abertas, até o dia 5 de setembro, para 53 vagas em 13 programas de residência médica, uni e multiprofissional. A seleção acontece por meio do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os interessados podem se inscrever por meio do endereço eletrônico https://www.gov.br/ebserh/pt-br/ensino-e-pesquisa/exame-nacional-de-residencia-enare/area-do-candidato. Os candidatos devem informar a instituição a qual pretendem concorrer e indicar uma das opções de programa de residência que desejam concorrer. 

A Uncisal oferta vagas em cinco programas de residência em Enfermagem: Obstetrícia, Neonatologia, Infectologia, Psiquiatra e Saúde mental, Emergência Geral e Atendimento Pré -hospitalar; em seis programas de Residência Médica: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatra, Psiquiatra, Dermatologia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade; um programa de residência em Audiologia; um programa de residência Multiprofissional em Saúde da Família, nas categorias: Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Profissional de Educação Física, Odontologia, Psicologia e Nutrição. 

Conforme Giselle Carlos Santos Brandão Monte, coordenadora das Residências em Saúde, a Uncisal aderiu ao Exame Nacional de Residência em 2023. Com a adesão, o processo seletivo acontece de forma unificada em todo o país. As avaliações são realizadas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional.

“O Enare trouxe muitas vantagens para os programas de residência, entre elas a menor possibilidade de vagas ociosas, a ampliação da qualificação da seleção e maior transparência para o processo”, destacou Giselle Carlos Santos Brandão Monte, coordenadora das Residências em Saúde.