Senador licenciado para ser ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho (MDB) admite voltar a concorrer na eleição de 2026 a governador, cargo que já exerceu por dois mandatos, segundo revela o portal de notícias “Metrópoles”, na coluna de Igor Gadelha neste domingo (16).
Caso isso se confirme, seria uma forma de Renan Filho reforçar politicamente a campanha de reeleição do pai, Renan Calheiros, que deve disputar seu quinto mandato consecutivo ao Senado Federal, após ter sido deputado federal e deputado estadual em Alagoas.
Ao concorrer à reeleição ao governo estadual, em 2018, o hoje senador Renan Filho foi fundamental para que Renan pai fosse eleito para a segunda vaga de senador – a primeira foi vencida por Rodrigo Cunha (Podemos), com quase um milhão de votos.
Em 2010, na sua terceira reeleição ao Senador, Renan Calheiros já havia tido dificuldades e ficou também como segundo colocado – Benedito de Lira (PP) foi o senador mais votado.
Na próxima disputa ao Senado, em 2026, Renan pai já estará com 70 anos de idade e por conta disso deverá ser sua última eleição, ao que tudo indica concorrendo por uma das duas vagas com o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
Em Brasília, fala-se também na possibilidade de, dependendo dos resultados das eleições municipais deste ano, Renan Calheiros ser indicado pelo presidente Lula (PT) para um cargo de ministro do Tribunal de Contas da União.
Outra motivação para Renan Filho concorrer ao governo daqui a dois anos é que sua mulher e seus filhos continuam morando em Maceió – Renata Calheiros, inclusive, é conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas.