Redação
Ao receber o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), nesta segunda-feira (19), no Palácio do Planalto, o presidente Lula (PT) avançou nos entendimentos para uma conciliação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
LEIA TAMBÉM
Antes dessa reunião, já havia sido anunciado um almoço nesta terça-feira (20), no Supremo Tribunal Federal, a convite do presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, com Lira, Rogério Pacheco (presidente do Senado) e ministros do STF e do governo, exatamente para se tentar um entendimento que satisfaça às partes.
A discórdia começou quando o ministro Flávio Dino, em decisão monocrática, restringiu a liberação das chamadas “emendas Pix”, pelas quais os parlamentares liberam recursos do orçamento da União para suas bases sem que exista destinação específica.
Arthur Lira reagiu, colocando para andar a PEC que acaba com as decisões monocráticas de ministros do STF e a chamada PEC do Abuso de Autoridade, que atinge diretamente o Poder Judiciário.
Pelo que se informa de Brasília, tudo indica que nesta terça-feira as partes interessadas cheguem a um acordo, pois está implantado o vale tudo em favor de uma solução.
LEIA MAIS
O pré-Carnaval de Maceió, às 10:30 de hoje, na TV Pajuçara Um choque de realidade em terceiro mandato O impasse para a nomeação de Marluce Caldas para o STF Uma questão relevante para Renan Filho