Um reconhecimento ao talento: Nelson da Rabeca é Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas

Publicado em 29/06/2024, às 06h41

Redação

O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) foi muito feliz ao apresentar o Projeto de Lei 733/2024, na Assembleia Legislativa, reconhecendo o artesão e instrumentista Nelson dos Santos, o Nelson da Rabeca, como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.

Sua proposta foi transformada em lei sancionada pelo governador em exercício, Ronaldo Lessa, sancionou na quinta-feira (27).

“Eu que amo Marechal Deodoro e que amo Alagoas, fico muito feliz em ter sido o deputado estadual que propôs esse projeto e vê-lo agora se tornando realidade. Vamos seguir protegendo e defendendo a cultura alagoana”, manifestou-se o parlamentar no Instagram.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Melina Freitas, a importância do homenageado para a nossa cultura é incontestável:

“Nelson da Rabeca deixou um legado extraordinário como mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas, que continua vivo em suas composições, nos instrumentos que construiu e na inspiração que deixou para futuras gerações. Ele foi, e sempre será, um dos mais legítimos representantes da cultura popular alagoana”.

Natural de Joaquim Gomes, onde sobrevivia da lavoura de cana-de-açúcar, Nelson dos Santos se iniciou no ramo musical os 54 anos fabricando rabecas e foi instrumentista também como acordeonista, além de compositor.

Nelson da Rabeca faleceu em 22 de abril de 2022, aos 81 anos, devido a problemas cardíacos.

 

b
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Opinião: "O verdadeiro responsável pela crise do Pix" Arthur Lira ministro da Casa Civil de Lula? Governo deve vetar projeto apoiado por Alfredo Gaspar Maragogi tenta reverter suspensão do turismo na "Lagoa Azul"