Um dia depois de inaugurada, geladeira solidária é furtada em Salvador

Publicado em 31/07/2019, às 09h42
Toda Bahia -

Folhapress

A ideia era simples: uma geladeira postada na calçada, onde as pessoas que por ali passavam poderiam doar ou pegar alimentos. Mas a iniciativa não durou nem 24 horas.

LEIA TAMBÉM

Menos de um dia depois de ter sido inaugurada, a "geladeira solidária" instalada no bairro de Nazaré, centro antigo de Salvador, foi furtada nesta terça-feira (30). Os bandidos levaram o equipamento durante a madrugada.

A iniciativa foi promovida pela Instituição Beneficente Conceição Macedo, entidade que cuida de crianças soropositivas. O objetivo era atender a demanda por alimentos da população em situação de rua e de famílias pobres que vivem na região.

A geladeira foi instalada por volta das 10h de segunda-feira (29) e inaugurada na presença do comandante da Polícia Militar da região, coronel José Marcelo Santos Adães.

Foi um sucesso. Durante todo o dia, o equipamento recebeu alimentos doados por moradores da região.

Por volta das 18h30, quando encerraram o expediente, os gestores da instituição decidiram deixar a geladeira, ligada, na calçada.

"A gente decidiu assim porque queríamos vencer essa cultura de medo e mostrar que um equipamento que serve à comunidade poderia ficar na rua", afirma o Padre Alfredo Dórea, responsável pela instituição.

Nesta terça-feira, sem a geladeira, os funcionários da ONG improvisaram uma mesa no local na qual foram colocados os alimentos.

Esta é a segunda vez em que ele instala uma "geladeira solidária" na região. A primeira vez foi em 2015, quando o equipamento ficou no local por três meses.

Na época, o refrigerador era recolhido para dentro da sede da entidade durante a noite. Mesmo assim, a ONG teve o portão arrombado e o motor da geladeira foi furtado.

O roubo da geladeira nesta terça-feira gerou comoção em Salvador e uma nova geladeira foi doada à instituição. O equipamento será comprado e plotado com a marca da campanha "geladeira solidária".

"Temos que acreditar na honestidade. Vamos fazer tudo de novo e continuar aqui, mediando solidariedade", afirma padre Dórea.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ódio que padrasto nutria por enteados motivou envenenamento, diz polícia Casal incendeia casa de vizinhos após briga por causa de gato; mulher morreu Padrasto é preso suspeito de envenenamento que matou quatro familiares no PI Sete pessoas morrem e 15 ficam feridas após ônibus tombar no Piauí