Twitter permite que robôs usem etiqueta para avisar que não são pessoas reais

Publicado em 17/02/2022, às 16h39
Foto: Reprodução -

Folhapress

Se um robozinho aparecer no seu feed do Twitter, não estranhe: trata-se de uma conta automatizada, isto é, com ações programadas via máquina. A sinalização de perfis desse tipo foi liberada pela rede em todo o mundo nesta quarta-feira (16), após meses de testes com a ferramenta.

LEIA TAMBÉM

A partir de agora, os tuítes de contas automatizadas são marcados pelo ícone de um robô, que aparece ao lado do avatar, seguido do rótulo "Automático". Um alerta semelhante é visto na página principal do perfil, logo abaixo do nome de usuário: "Automatizado por", seguido pela identificação do responsável.

O principal objetivo é permitir que os usuários possam saber que estão interagindo com um "bot"-do inglês "robot"-e não com uma pessoa real. Essa novidade contempla perfis que prestam serviços à comunidade, como ajudar a encontrar vagas para se vacinar contra a Covid-19, avisar sobre o risco de desastres naturais e informar a previsão do tempo.

Pelas regras da plataforma, a identificação de contas administradas por "bots" só será possível se o criador conectar o perfil automatizado a outro que seja administrado por humanos, "para que todos saibam quem o gerencia".

Os experimentos com a nova etiqueta foram iniciados em setembro de 2021 e contaram com a participação de um pequeno grupo de desenvolvedores. À época, o Twitter lançou a hashtag "#GoodBots", para diferenciar as ferramentas úteis dos robôs que fingem ser pessoas reais, usados para espalhar desinformação e promover ataques em massa.

A etiqueta para os "bots do bem" é só mais um capítulo da saga do Twitter para se tornar mais seguro aos olhos dos usuários. Em janeiro, após uma série de protestos, a rede incluiu o Brasil nos testes com o botão para denunciar conteúdo falso e iniciou uma revisão interna de processos para conceder selos de verificação. Apesar disso, parte da comunidade ainda reclama de que muitos posts delatados não são retirados do ar. Com a proximidade das eleições de 2022, a expectativa da rede é ver como os tuiteiros irão utilizar as novas funções ao longo do ano, em especial durante a fase final da campanha para o pleito.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas