Secom Maceió
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), adaptou os serviços das Centrais de Atendimento ao Turista (CATs) de forma remota para ajudar turistas que estavam em Maceió e não conseguiram retornar para suas casas. Com as medidas de segurança sanitária implantadas em todo o mundo por conta da pandemia de coronavírus, a malha aérea no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi reduzida em cerca de 93% e a rodoviária de Maceió passou a operar com apenas seis das 23 linhas interestaduais.
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Pensando nesse cenário, além do serviço de atendimento remoto para intermediar o relacionamento dos visitantes com as operadoras aéreas, rodoviárias e hotéis da capital, a secretaria também ofereceu um canal direto de informações sobre o funcionamento da atividade turística, assim como orientações sobre o cenário atual da cidade diante da Covid-19, por meio da plataforma Maceió Até Você.
A funcionária pública Juanice Costa foi uma das primeiras pessoas a serem atendidas pelo serviço disponibilizado pelo CAT. A matogrossense estava com uma amiga de Cuiabá (MT) hospedada em sua casa e o voo de volta para o destino de origem da amiga foi cancelado. Com dificuldade para remarcar a viagem de volta, elas solicitaram apoio da Semtel.
“Estávamos há alguns dias tentando remarcar o voo e não estávamos conseguindo. Foi então que soube desse serviço oferecido pela Secretaria de Turismo de Maceió e entrei em contato. Quem me atendeu foi a Cristina, que prontamente tentou nos ajudar. Ela entrou em contato com a operadora e conseguiu intermediar o voo para o outro dia. Ficamos muito agradecidas e aliviadas. Minha amiga embarcou no dia seguinte e chegou em casa em segurança. Se não tivesse tido esse contato com a secretaria, com certeza teríamos mais dificuldades”, contou.
A central de atendimento da Semtel também auxiliou o estudante de psicologia Caio Morales, roraimense que passou no vestibular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Vim para Maceió conhecer a universidade e a cidade. Porém, por conta da pandemia, precisei retornar para casa, em Roraima. Não conseguia marcar o voo e comentei com uma amiga, que me passou o número da secretaria. O atendimento foi muito acolhedor e útil, já que consegui, por meio dele, chegar até o meu destino em segurança. Queria muito estar com a minha família naquele momento”, relatou o jovem.
De acordo o gestor da Semtel, Jair Galvão, a informação e o relacionamento com os visitantes são determinantes para a fidelização do turista e a promoção dos atrativos. Neste caso específico, segundo o secretário, o acolhimento e apoio dos visitantes diante de um momento delicado como o que vivemos, também é papel da secretaria.
“Em tempos de pandemia, quando há medidas restritivas ao atendimento presencial, fechamento de estabelecimentos e serviços, ações essenciais para frear a propagação do coronavírus, é igualmente importante a adaptação na prestação dos serviços turísticos. Por isso que a Prefeitura de Maceió criou esse canal de atendimento. Esse é mais um importante serviço que tem gerado bons resultados. Além de informação de qualidade no CAT remoto, temos também a plataforma Maceió Até Você que monitora diariamente o funcionamento da atividade turística e oferece aos visitantes e maceioenses viagens virtuais em 360º pelos atrativos, bem como disponibiliza música, literatura e filmes alagoanos. É uma forma de manter esses visitantes conectados com o nosso destino, para que voltem satisfeitos quando tudo isso passar”, destacou.
O atendimento remoto do Centro Atendimento ao Turista (CAT) teve início no dia 2 de abril e, até o momento, ajudou cerca de 16 turistas com informações sobre voos, remarcação de reservas de hotéis, alternativas viáveis de transporte para quem precisava retornar para o seu destino de origem e alagoanos que precisavam voltar para Maceió. Os atendimentos ainda estão acontecendo pelo número (82) 98882-8199, de 8h às 17h, e é realizado pela coordenadora de Informações Turísticas da Semtel, Cristina Quirino.
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