Turismo do Saber: crianças passeiam de VLT e visitam bairro de Jaraguá

Publicado em 24/08/2019, às 07h48
Alunos da rede pública participam de passeio no VLT | Secom Maceió / Cláudia Leite -

Secom Maceió

Conhecer a história de uma região, principalmente onde se vive, significa preservar e promover a cultura. Sabendo da importância do turismo e da pluralidade cultural da capital alagoana, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), criou o Projeto Turismo do Saber, que visa despertar o interesse em crianças do ensino público, jovens assistidos por casas de passagem e profissionais da linha de frente do setor turístico em conhecer a história e os principais pontos turísticos do município.

LEIA TAMBÉM

Criado em 2016, o projeto também atua na sensibilização sobre a importância do turismo para desenvolvimento socioeconômico da cidade, da sustentabilidade e qualificação do setor. Desde a sua primeira edição, o projeto já atendeu mais de duas mil crianças e adolescentes de escolas da rede pública municipal, e dezenas de adolescentes e profissionais do segmento turístico.

Instrutores do Teatro Deodoro contam a história do equipamento cultural

As ações do projeto são divididas em três modalidades: Turismo do Saber na Escola, voltado para alunos da Rede Municipal de Ensino; Turismo do Saber Social, que trabalha com jovens assistidos por programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); e Turismo do Saber Profissional, que atende aos profissionais do segmento turístico, entre empresas privadas e instituições públicas.

Para Ana Cecília Corado, coordenadora-geral do Turismo do Saber, as ações do projeto contribuem para o desenvolvimento do setor turístico e, sobretudo, dão oportunidade aos participantes de conhecerem um pouco mais sobre a capital. “O nosso propósito é despertar o interesse dos alunos e jovens por meio da sensibilização turística que reforça a necessidade de conhecer a história local, seus equipamentos culturais e principais pontos turísticos, mostrando o potencial de Maceió e as oportunidades do segmento. Além disso, a proposta também é qualificar os profissionais que atuam diretamente com os turistas, por meio de palestras e oficinas”, afirmou.

Alunos conhecem a história da estátua da liberdade

A comunidade escolar também comemora as ações do Projeto. “Proporcionar essas vivências aos estudantes complementa o ensino realizado na escola, desperta a curiosidade e mostra as oportunidades do setor. Principalmente por se tratar de crianças carentes, que em sua maioria moram distantes dos principais pontos turísticos da cidade, e muitas vezes sequer conheciam um museu, um teatro, o mar. É bastante enriquecedor”, afirmou a diretora da escola Edécio Lopes, Rosimeire Rodrigues, participante de uma das edições do projeto no mês de agosto.

As atividades do projeto são mensais e contam com programações alternadas entre as escolas atendidas. Todos os roteiros seguem o horário escolar e contam com programações culturais, como o passeio de VLT, visita ao bairro de Jaraguá, Museu Palácio Floriano Peixoto, Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e Teatro Deodoro.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, explica que o avanço do Turismo do Saber é fundamental para estimular o desenvolvimento do segmento e aproximar os estudantes do potencial turístico da região. “Nosso empenho é para despertar, entre outros pontos, a importância do turismo e contribuir para o desenvolvimento desses estudantes, jovens e profissionais. Essa é a intenção e estamos certos de que está sendo alcançada”, pontuou o secretário.

Alunos da rede pública participam de passeio no VLT

Além da Semtel e das secretarias municipais de Educação (Semed) e Assistência Social (Semas), o projeto conta ainda com o apoio de diversas instituições e estabelecimentos da cidade como Sesc, Senac, Luck Receptivo, Ciee, Parque Shopping, Cinesystem, Sindhal, Abih, Abrasel, LBV, CBTU, Jatiúca Hotel e Resort, Misa, Teatro Deodoro, Museu Palácio Floriano Peixoto e Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

Turismo do Saber na Escola

Nesta modalidade, os alunos da rede pública participam de passeios e visitas acompanhados por um guia profissional de turismo, quando conhecem os principais atrativos da cidade, bem como aprendem sobre a história e a cultura local. Durante as visitas, eles também são orientados pela equipe da Semtel sobre a importância do turismo e as possibilidades profissionais que o segmento oferece. Os passeios são divididos em rotas estratégicas como roteiro orla, roteiro Graciliano e o roteiro Floriano Peixoto.

Ao final do passeio, os estudantes são convidados a criar uma frase sobre a experiência que vivenciaram e descrever um pouco do que o turismo representa para a cidade. No final do calendário anual do projeto, a coordenação do Turismo do Saber elege as melhores frases elaboradas e cria uma enquete virtual com votação aberta. Os autores das três frases com o maior número de votos recebem prêmios oferecidos por parceiros do projeto – um notebook, uma diária em um hotel da cidade, e um passeio por atrativos turísticos locais.

Alunos criam frases sobre a experiência do passeio

Turismo do Saber Profissional

Voltado aos profissionais que atuam diretamente com os turistas, a proposta desta modalidade é oferecer capacitações, abordando temas como os principais pontos turísticos da cidade e os diversos atrativos que a capital possui, como o artesanato e a gastronomia. Desse modo, contribui com a excelência profissional para oferecer uma melhor experiência ao turista na cidade. Entram também na lista informações sobre o funcionamento dos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) e equipamentos públicos, telefones úteis e a principal ferramenta de divulgação do destino voltada às redes sociais, o projeto Experimente Maceió.

Turismo do Saber Social

Com uma proposta de inclusão social, por meio de sensibilizações turísticas, o Turismo do Saber Social também conta com palestras e passeios pelos atrativos da cidade, além de cursos profissionalizantes e oportunidades de trabalho ofertados por importantes parceiros do projeto, como o Senac e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Durante as atividades do Projeto, alunos conhecem atrativos do Jaraguá

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara