João Arthur Sampaio
Ver um tubarão nadando em águas alagoanas não é um cenário comum aos banhistas, ainda mais se for em um trecho de água rasa, podendo causar medo em quem está próximo. E, no último final de semana, um desses raros avistamentos aconteceu na Praia de Antunes, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
Um vídeo, divulgado pelo Instituto Biota de Conservação, mostra o momento em que pescadores viram um tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum), que nadava em uma parte do mar que a água estava na altura da canela. As imagens captaram apenas o animal nadando sozinho pela região. Veja abaixo:
O TNH1 conversou com o biólogo e professor da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), Cláudio Sampaio, que explicou que esta espécie é típica dos recifes do Atlântico, especialmente no litoral do Nordeste e, devido à pesca e à degradação dos recifes, está ameaçada de extinção no Brasil.
“Infelizmente, avistagens de cação lixa no litoral alagoano, em águas rasas, como essa do vídeo, são extremamente raras e conhecidas apenas na região da APA Costa dos Corais. São peixes que podem crescer até três metros de comprimento e viver em recifes até 130 m de profundidade. São peixes dóceis, tímidos e que comem lagostas, polvos e pequenos peixes”, explicou.
O professor ainda disse que, devido ao hábito de ficar parado e ser inofensivo, o tubarão-lixa é muito valorizado pelos turistas que adoram mergulhar com eles.
LEIA MAIS