Trump na presidência dos EUA deve encarecer viagens e até imóveis no Brasil

Publicado em 10/11/2016, às 08h54

Redação

A vitória de Donald Trump nas eleições para presidente dos Estados Unidos pode interferir nas contas dos brasileiros. De acordo com economistas ouvidos pelo portal R7, a viagem internacional, o preço dos celulares, artigos importadas para a casa importados e até o financiamento imobiliário podem ficar mais caros no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Na quarta-feira (9), com o anúncio da vitória de Trump, a incerteza do mercado externo deixou o dólar mais caro para o brasileiro. Isso deve se prolongar até 20 de janeiro de 2017, quando o novo presidente assume na Casa Branca.

Para o professor da Faculdade Fipecafi e economista Silvio Paixão, quem estava pensando em comprar dólar para viajar deve preferir fazer a aquisição aos poucos.

O professor de economia do Ibmec/MG Reginaldo Nogueira diz que a instabilidade vai perdurar até que a equipe do presidente Trump seja definida. Com isso, no Brasil, é afetada a Bolsa de Valores, o câmbio e há possibilidade de alteração na política de redução das taxas de juros do Banco Central.

O professor de economia internacional da PUC-SP Antônio Corrêa de Lacerda afirma, porém, que não vê sentido em uma interrupção na tendência de redução dos juros básicos da economia no Brasil, porque a taxa de juros está acima do ideal. “Demorou muito tempo para o BC reduzir os juros”, diz.

Preço do celular

Com o dólar mais caro, os produtos importados em geral são impactados e ficam mais caros para os brasileiros. Isso vale tanto para celulares que são montados no Brasil com componentes e peças fabricadas no exterior, artigos de casa em geral, em grande parte importados da China.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Maceió está entre as capitais com o aluguel mais caro do Brasil Pix continua gratuito e sem mudanças nas regras, diz Febraban após fake news ​Secretaria da Fazenda paga mais de R$ 890 mil em prêmios da Nota Fiscal Cidadã Teto do INSS sobe para R$ 8.157,40 em 2025