Tribunal de Justiça debate mudanças na 17ª Vara Criminal da Capital

Publicado em 17/01/2020, às 23h57
-

Ascom TJ-AL

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, discutiu, nesta sexta-feira (17), com magistrados e representantes da Defensoria Pública Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), a elaboração de um projeto de lei que fará mudanças na competência da 17ª Vara Criminal da Capital.

LEIA TAMBÉM

A iniciativa visa concentrar as audiências de custódia na unidade judiciária, aumentar o número de magistrados titulares de três para cinco, transferir a vara do Fórum da Capital para o Fórum da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e transformá-la no Juízo de Garantias, dando cumprimento à lei 13.964/19, sancionada em dezembro do ano passado.

Para o presidente Tutmés Airan, é importante elaborar o projeto de lei o mais rápido possível e cumprir o novo modelo processual penal brasileiro.

“O projeto terá sua tramitação regular no Parlamento. Esperamos, naturalmente, que dada a relevância da matéria isso seja apreciado o quanto antes para que as coisas entrem em vigor e possamos trabalhar. A ideia é concentrar isso tudo lá no Fórum da Ufal, até para aproximar do Sistema Prisional, criar facilidades, e a 17ª Vara Criminal seria transformada em uma Central de Custódia e ao mesmo tempo no futuro Juízo de Garantias”, explicou o desembargador.

O presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, parabenizou a iniciativa do presidente Tutmés Airan em dialogar com integrantes do sistema de Justiça em busca de soluções para os problemas enfrentados pelo Judiciário.

“Discutir as dificuldades das audiências de custódia, a implementação do Juiz das Garantias, as soluções para as varas criminais com a participação de todos é o primeiro passo para uma grande conquista. Provavelmente haverá uma grande mudança no perfil da unidade judiciária e depois ela vai otimizar a prestação jurisdicional e com isso toda a sociedade ganha”, disse.

Os magistrados Ygor Figueirêdo, auxiliar da Presidência do TJAL, Lucas Dória e Geneir Marques participaram da reunião.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira