Redação
O Conselho Nacional de Justiça iniciou, nesta quinta (11), a terceira edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”. A ação também será promovida nesta sexta (12) e na próxima semana, nos dias 16 e 17.
Hoje (16) e amanhã (17) o Tribunal de Justiça de Alagoas, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo, leva a terceira edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura” a unidades de internação do Estado.
Nesses eventos, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, serão apresentadas práticas culturais desenvolvidas pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de educação e semiliberdade de todo o Brasil, inclusive uma visita virtual ao Museu Afro Brasil.
Para o desembargador e supervisor do GMF, Celyrio Adamastor Tenório, o acesso à cultura é uma garantia fundamental e extremamente necessária para o processo socioeducativo qualitativo e eficaz:
“As medidas que impulsionam o fomento à cultura dentro das unidades socioeducativas de forma nacional são abraçadas com muita atenção por este Tribunal. Atividades como essas também possibilitam uma maior integração entre os atores que compõem o sistema de garantia de direitos e possibilitam um melhor diálogo e planejamento entre o Judiciário e o Executivo para ações futuras em nosso Estado”.
Implantado em 2012, o programa visa qualificar a discussão sobre o acesso à cultura e à leitura por parte de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, além de garantir o protagonismo e a participação desse público no debate.
LEIA MAIS
"Teimosia de Lula aumenta dificuldades na política e na economia" É hoje a premiação dos melhores do mercado imobiliário Caso Braskem segue cercado de mistérios e incertezas Tribunal Regional do Trabalho sob nova direção a partir de hoje