Três advogados suspeitos de integrar suposto esquema criminoso têm liberdade concedida pela Justiça

Publicado em 05/06/2020, às 10h06
Arquivo -

Redação TNH1

Depois de conceder habeas corpus para dois advogados suspeitos de integrar um suposto esquema de transferência de reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas, a Justiça alagoana revogou a prisão temporária do também advogado Ruan Vinícius Gomes de Lima, preso nesta semana. A decisão foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 5, pela assessoria do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

LEIA TAMBÉM

A operação denominada "Bate e Volta", desencadeada pela Polícia Civil, teve o objetivo de capturar pessoas envolvidas com crime de extorsão, associação criminosa e tráfico de influência. A defesa dos advogados Hugo Soares Braga e Fidel Dias de Melo Gomes haviam conseguido o alvará de soltura nessa quinta-feira, 4.

Conforme consta no sistema do TJ/AL, Ruan Vinícius teve o habeas corpus julgado ainda ontem. O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas considerou que "é absolutamente nula a decisão que decreta a prisão temporária, representada pela autoridade policial, sem prévia manifestação do Ministério Público, a qual não se trata de mera formalidade que pode ser suprida posteriormente como deu a entender o juízo impetrado".

"Mesmo sendo contado do recebimento da representação, é nítido que o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para decidir é impróprio, não sendo a evidente gravidade dos fatos narrados pela autoridade policial motivo razoável para não aguardar o posicionamento do órgão acusador, o qual é o titular da ação penal", continuou no documento.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos na quarta-feira, 3. Ruan Vinícius e Fidel Gomes estavam numa cela especial no Presídio Baldomero Cavalcanti, assim como o outro advogado que integraria o suposto esquema. Já Hugo Braga não chegou a ser levado ao Sistema Prisional porque teve o alvará de soltura concedido quando ainda se apresentava à delegacia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira