TRE, PF, MP, OAB e Forças Armadas discutem fiscalização dos testes de integridade das urnas eletrônicas em AL

Publicado em 21/09/2022, às 19h05
Ascom TRE-AL -

Ascom TRE-AL

Representantes da Polícia Federal (PF), do Ministério Público (MP), das Forças Armadas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reuniram, na tarde desta quarta-feira (21), com integrantes da CAVE – Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) para tratar sobre a fiscalização dos testes de integridade e de autenticidade das urnas eletrônicas nas eleições de outubro.

LEIA TAMBÉM

A abertura da reunião foi feita pelos juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria Regional Eleitoral, Hélio Pinheiro e Henrique Teixeira, que deram as boas vindas aos presentes e fizeram um resumo dos testes nas urnas eletrônicas.

“É muito importante a presença de todos aqui pra esta reunião pois a Justiça Eleitoral tem todo interesse que a fiscalização aconteça em todas as etapas da votação, principalmente nos testes que atestam a segurança das nossas urnas eletrônicas. Quanto mais entidades fiscalizadoras, mais transparência e mais credibilidade”, destacou o juiz Hélio Pinheiro.

Pela primeira vez, serão sorteadas 23 urnas eletrônicas em Alagoas, sendo as 20 primeiras urnas sorteadas submetidas ao Teste de Integridade e as demais, ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. No sábado que antecede o pleito, 01 de outubro, o sorteio das urnas eletrônicas acontecerá no auditório do Pleno do TRE de Alagoas, às 7h. No dia da eleição, 02 de outubro, o Teste de Integridade acontecerá durante o horário de votação no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica.

As atividades ora relacionadas terão caráter público, podendo ser acompanhadas por fiscais de partidos, coligações e por representantes da OAB, bem como por entidades representativas da sociedade, e pela imprensa em geral, nos limites estabelecidos pela legislação eleitoral.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vereadores eleitos por Maceió são diplomados Após nova totalização de votos, vereadoras "eleitas" em Anadia ficam como suplentes Anadia: nova totalização dos votos para vereador vai ser realizada nesta segunda (09) Como pagar multa eleitoral? O que fazer para regularizar seu título